Durante a Semana Nacional Antidrogas, celebrada entre os dias 22 e 28 de junho, a cidade de Campinas, interior de São Paulo, abrigará a campanha “O que vale a vida de um filho?”, promovida pela FEBRAE – Federação Brasileira de Amor-Exigente.
Aplicado há 25 anos na prevenção e recuperação de dependência química, e com um trabalho eficiente junto às famílias, o programa Amor-Exigente estará presente na Semana Nacional Antidrogas através da realização de palestras em escolas e de dois grandes eventos gratuitos, abertos à população, nos dias 23 e 28 junho.
“O Amor-Exigente de Campinas para a América Latina” é o tema da palestra que será proferida pela presidente da entidade, Mara Silvia Carvalho de Menezes e pelo presidente de honra Padre Haroldo J. Rahm no dia 23, na Câmara Municipal de Campinas. O objetivo é mostrar à família campineira que Amor-Exigente pode ser a primeira opção na prevenção aos problemas comportamentais na família, sejam gerados por drogas ou por outros fatores, ou quando o abuso do álcool e outras drogas já estiverem instalados. “Queremos que as famílias resgatem sua dignidade, sua qualidade de vida!”, declara a presidente.
Carlos César Alcolino, voluntário de Araraquara, fará apresentação com o tema “Vida e cura de um homem.”
No dia 28, a programação inclui show de cultura e entretenimento com apresentações da Cia de dança de Campinas, da banda da Polícia Militar, do Grupo Circo Além da Lona, do Teatro Infantil de Amor-Exigente de Rio Claro, do Grupo Ginástico da Unicamp, além do testemunho de um jovem, e de culto ecumênico com a presença de Mara Silvia Carvalho de Menezes e de Padre Haroldo J. Rahm.
Amor-Exigente
O programa de proteção social, que apóia e facilita as mudanças comportamentais na família e na sociedade, visa a prevenção ao uso abusivo de álcool e outras drogas, e a qualidade de vida.
A proposta americana chegou ao Brasil, em 1984, por meio de Padre Haroldo Rahm, jesuíta texano, que há 30 anos preside uma Comunidade Terapêutica para tratamento e recuperação de dependentes químicos. Em 1987, Mara Silvia Carvalho de Menezes, à frente do movimento, adaptou o Amor-Exigente ao contexto brasileiro e aos dez princípios do programa americano, acrescentou mais dois. A partir destes doze princípios, apresentou doze preceitos para a organização da família. Em 1994 foi fundada a FEBRAE, que congrega os grupos que atuam na linha do Amor-Exigente.
Atualmente, o movimento reúne 509 grupos, com média de 30 participantes cada, no Brasil, Argentina, Peru e Uruguai, além de 350 grupos em fase experimental e 247 subgrupos de jovens na sobriedade, voltados para a recuperação da dependência química. Cerca de 2.000 pessoas participam anualmente dos cursos oferecidos pela entidade em Campinas. Em 2008, 5.000 pessoas participaram, em todo o Brasil, das palestras ministradas pelo Amor-Exigente, que presta apoio, por meio de seus grupos, para uma média de 100.000 pessoas por mês.
Serviço:
O que vale a vida de um filho?
Dia 23 de junho às 19h30
Câmara Municipal de Campinas – Auditório Maior
Rua Roberto Mange, 37 – Ponte Preta
Dia 28 de junho das 9 às 14h
Centro de Convivência de Campinas – Teatro de Arena
Informações:
Amor-Exigente – (19) 3252.2630
www.amorexigente.org.br