O Centro de Treinamento BioSer, em Paulínia (SP), abre 40 vagas para supletivo. As aulas, que terão início no dia 18 de agosto, acontecerão às terças e quintas-feiras na sede do BioSer. A duração do curso é de dois anos. Parte das vagas será destinada aos colaboradores do Consórcio Mendes Júnior-MPE-SOG (CMMS), mantenedor do Centro, e as demais serão abertas para a comunidade.
“O curso supletivo segue a linha de trabalho que temos desenvolvido em conjunto com o Consórcio com o objetivo de melhorar a oferta de mão-de-obra qualificada na região. Este tipo de iniciativa contribui para diminuir os índices de analfabetismo e baixa qualificação profissional”, afirma Igor Furniel, presidente do BioSer.
“25% do nosso banco de dados tem o ensino fundamental incompleto. Portanto, toda ação voltada para a questão da escolaridade é fundamental. Para se ter uma ideia, muitas pessoas deixam de concluir os cursos de capacitação que oferecemos por não terem concluído o ensino fundamental e, consequentemente, não conseguirem acompanhar o que é ensinado”, explica Orcídia Gaeta de Mattos, diretora do Departamento de Apoio aos Desempregados da cidade de Paulínia.
De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), 12% da população de Paulínia está desempregada. Apesar da crise, a região ainda está oferecendo vagas. “O que falta é o número correspondente de mão-de-obra qualificada”, destaca Orcídia.
O centro é fruto de um projeto social do Instituto Futuro Cidadão (IFC) e é mantido pelo CMMS, responsável pela construção de dois complexos de filtragem e purificação de gasolina da Replan. O consórcio visa, ao ser mantenedor do projeto, conquistar mão-de-obra qualificada para trabalhar nas obras.




