Muitas pessoas sentem o desejo de ser voluntárias, mas não sabem onde e como podem ajudar. Muitas ainda, sentem dificuldade em aliar o voluntariado a rotinas cada vez mais exaustivas. Para estimular o hábito da esperança e da ajuda mútua, a Ong Companhia das Obras do Brasil realiza, anualmente, o ”Dia Nacional da Coleta de Alimentos”, um pequeno gesto pontual de caridade. Esse ano, a ação se realiza em 7 de novembro, um sábado, integralmente por voluntários.
O gesto acontece pelo 4º ano consecutivo, simultaneamente em 22 cidades brasileiras, e promove a chance de fazer o bem, contribuindo para melhorar a alimentação de diversas famílias. Serão mais de 130 supermercados envolvidos, previstos 4 mil voluntários, com a expectativa de arrecadação de 85 toneladas de alimentos.
No último ano, 58 toneladas de alimentos foram arrecadadas em todo o país.
Em Campinas, cinco supermercados acolhem a Coleta, e todos os alimentos arrecadados beneficiarão entidades atendidas pelo Banco Municipal de Alimentos.
O que o voluntário faz?
Um dia de trabalho do voluntário traduz-se em melhor qualidade de vida para diversas famílias, durante meses. Presentes nos supermercados participantes da Coleta, os voluntários convidam os consumidores do local a doar alimentos da lista desenvolvida por uma equipe de nutricionistas. Esse ano, a lista contempla achocolatado, açúcar, arroz, enlatados (ervilha, milho e seleta) feijão, leite em pó, macarrão, molho de tomate, óleo de soja e sardinha; estabelecida de forma a melhor atender às necessidades dos programas nutricionais definidos pelas instituições.
O voluntariado é composto de funcionários de empresas privadas e públicas, estudantes de universidades, escolas, associações representativas, amigos, familiares etc.
Contudo, mais do que a arrecadação do alimento, o “Dia Nacional da Coleta de Alimentos” tem a intenção de desenvolver o hábito da esperança e da ajuda mútua. “A participação nesse dia é, principalmente, uma chance de alimentar a própria humanidade. Quando sentimos a alegria que muitos vivenciam através desse gesto, vemos a diferença que um pequeno gesto de caridade pode fazer para o ser humano. Receber ou doar um instante de verdadeira atenção muda tudo”, comenta Stela Maris Rinke, coordenadora do evento em Campinas (SP).
Sobre a Coleta
Organizada pela Fondazione Banco Alimentare da Itália, o gesto tem caráter educativo: de proporcionar a quem participa a oportunidade de fazer um trabalho comunitário, na contramão do individualismo que, muitas vezes, é regra. O gesto foi trazido ao Brasil em 2006 pela Ong Companhia das Obras do Brasil.
Serviço
“Dia Nacional da Coleta de Alimentos”
Data: 7 de novembro de 2009 (sábado)
Horário: das 9h às 19h30
Inscrições podem ser feitas até dia 30 de outubro.
Locais da Coleta em Campinas:
Supermercados Paulistão (Av. Orozimbo Maia, 1309)
Supermercados Paulistão (Av. das Amoreiras, 3033)
Covabra Supermercados (R. José Rosolém, 521)
Enxuto Supermercados (Av. John B.Dunlop, 440)
Supermercados Barão (R. Benedito Aranha, 130)
Informações para a imprensa e sobre como ser voluntário
Site: www.cdo.org.br/coletadealimentos




