27.9 C
Campinas
quinta-feira, novembro 21, 2024

Hidratação diferenciada para cada parte do corpo

Data:

Maior órgão do corpo humano, a pele exige uma série de cuidados no que diz respeito à hidratação corporal. Tal medida é essencial para manter as reservas de água no organismo e evitar a perda de elasticidade, maciez e suavidade, situações que determinam uma pele seca, áspera e sensível. Cada região do corpo, no entanto, merece atenção exclusiva, com composições específicas e adequadas à espessura e necessidade de nutrição, bem como a aplicação correta para potencializar os efeitos.

Uma regra vale para todas as partes do corpo: evitar banhos quentes e demorados, que retiram o manto hidrolipídico, camada natural composta por água e gordura e responsável por evitar infecções por fungos e bactérias. “Para manter a camada de oleosidade da pele, a temperatura do chuveiro deve ser morna e o banho não deve demorar mais do que 20 minutos”, explica o dermatologista Mario Grinblat, do Hospital Albert Einstein. Já os banhos de banheira devem ser moderados, com imersão de no máximo 15 minutos, e nunca em dias consecutivos. O uso de bucha ou pedra-pomes deve ficar restrito às partes do corpo mais resistentes, como cotovelos, joelhos e pés.

Os sabonetes ideais são os hidratantes, à base de glicerina ou com composição adequada ao tipo de pele. Até os menos agressivos devem ser usados moderadamente no corpo, com exceção das axilas, pés e região genital. “Produtos compostos por ácido hialurônico, uréia, lactato de amônia, ceramidas e elastina têm capacidade de hidratar a pele sem contra-indicações consideráveis”, esclarece Grinblat. Mas não deve haver excesso no uso de buchas e sabonetes com formulação comum, especialmente durante o inverno e em locais em que predomina clima seco.

O ressecamento da cútis pode ser provocado por fatores externos (vento, sol, mudanças bruscas de temperatura e ar seco) ou pelo contato com detergentes, solventes orgânicos e uso de loções tônicas. Além de beber bastante líquido, uma saída para evitar a perda de água é a aplicação de produtos com ativos de ação oclusiva, como óleos vegetais (abacate e maracujá, por exemplo), silicone e lanolina.

Quem tem pele oleosa deve optar pelo hidratante em gel ou loção oil free (sem óleo); no caso de textura mais seca, é indicado o uso de loção cremosa ou produto em creme. A aplicação, sempre após o banho, deve acontecer com movimentos circulares e suaves em todo o corpo, com atenção especial para o rosto.
Dr. Mário Grinblat, dermatologista

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Mais de mil migrantes são resgatados em três dias no Canal da Mancha

Na quarta-feira, um migrante morreu após ter sido resgatado...

Internet vicia crianças e adolescentes, diz pesquisa

A população brasileira está entre as mais conectadas do mundo....

Mãe de Neymar seria nova Sugar Mommy do momento

Nadine Gonçalves, 52 anos, mãe do jogador Neymar, assumiu recentemente...

Violência doméstica aumentou em 50% como consequência do isolamento social e da quarentena

Vivemos um momento ímpar na história recente onde nenhum...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363