Fispal leva informações sobre o mercado norte-americano para empresários com potencial para exportar
A Fispal – Agência Internacional Privada de Desenvolvimento do Mercado de Alimentos – promove no próximo dia 7 de fevereiro, terça-feira, em Campinas (SP), a segunda etapa do Road Show Fispal Latino. Trata-se de um evento itinerante que tem como objetivo mostrar para as empresas brasileiras fabricantes de alimentos e bebidas o potencial comprador do mercado norte-americano.
O Road Show Fispal Latino percorrerá cidades estrategicamente eleitas no interior paulista, que apresentam capacidade para atender a demanda reprimida por alimentos com sabor latino hoje existente nos Estados Unidos. O evento, aberto no último dia 24, em Marília, aconteceu também na cidade de São José do Rio Preto (01/02). Os próximos ocorrerão em Campinas e Piracicaba.
Em Campinas, a iniciativa conta com o apoio da Associação Comercial Industrial de Campinas – ACIC. Uma das mais ricas do Estado de São Paulo, Campinas é uma cidade espraiada, onde 53% do território corresponde à área rural, embora o desenvolvimento da região seja marcado fortemente pelas atividades industriais, comerciais e de prestação de serviços de alto valor agregado.
Durante o evento, que acontecerá no Auditório da ACIC, o presidente executivo da Fispal, Flávio Corrêa, falará sobre o tema “Mercado Americano – Panorama e Oportunidades”.
Programa itinerante
O Road Show Fispal Latino é uma das ações que integram o programa itinerante Road Show, formado por palestras e seminários, visando levar conhecimento, informações, experiências e tendências aos profissionais do mercado alimentício. Para 2006, além dos seminários para o setor food service (Fispal Food Service Road Show), iniciados no ano passado, serão focados os temas embalagem e exportação. Durante a realização de cada Road Show a Fispal gera oportunidades de negócios, traça panoramas do mercado e promove contatos entre os profissionais participantes.
Mercado norte-americano
A população de origem latina residente nos Estados Unidos possui um poder de compra de cerca de US$ 686 bilhões, conforme registrado em 2004, dos quais, cerca de US$ 60 bilhões são gastos com alimentos e bebidas, representando um excelente mercado de consumo para produtos étnicos, com apelo latino. Os dados do Selig Center for Economic Growth, da Universidade da Geórgia, revelam ainda que, deste total, apenas cerca de US$ 3 bilhões são gastos em alimentos latinos, pois os consumidores não encontram esses produtos nas gôndolas dos supermercados e nos restaurantes.
“Existe uma demanda reprimida por alimentos com sabor latino nos Estados Unidos, configurando uma oportunidade que não pode mais ser desperdiçada pelos produtores latino-americanos. É preciso conscientizar as empresas brasileiras sobre o potencial deste mercado”, destaca Flávio Corrêa.
Há espaço para praticamente todos os produtos no maior mercado comprador do mundo. Frutas tropicais, café, castanhas e doce de leite são exemplos de alimentos muito apreciados entre os norte-americanos.
Fispal Latino 2006
Desta forma, a participação em feiras é um dos caminhos para se aproximar deste comprador e conhecer o potencial deste mercado. A Fispal espera levar cerca de 500 expositores para a segunda edição da Fispal Latino. O evento será realizado entre os dias 10 e 12 de maio, no Miami Beach Convention Center, em Miami Beach, na Flórida (EUA), estado por onde entram 90% das exportações brasileiras para aquele país.
Principal feira de produtos latinos realizada no mercado norte-americano, a Fispal Latino – 2ª Feira da Alimentação Latina nos Estados Unidos da América – é um evento internacional que tem como objetivo suprir a demanda por alimentos de sabor latino, cada vez maior no mercado norte-americano. Além da área de exposição, a feira também contempla a realização de fóruns com foco comercial, político e social, ratificando o interesse dos produtores latino-americanos em atravessar as fronteiras para atingir este exigente mercado.
Ações em feiras promovem exportações
Como agência de desenvolvimento, a Fispal é parceira do setor na promoção das exportações de alimentos produzidos e industrializados no Brasil. Por isso, vem promovendo em suas feiras realizadas no País a vinda de compradores internacionais para participarem de encontros de negócios, como o Fispal Pró-Export, realizado na última edição da Fispal Nordeste, em novembro passado.
Representantes de grandes grupos norte-americanos de distribuição que atendem o mercado de food service – a alimentação fora do lar -, Juan Ricardo Escobar, gerente da Latin Food Concepts, Joe Marquez, vice-presidente executivo da Velocity Products Inc., e Robert McCoy, consultor da Jewel e da Dominicks, trataram de viabilizar negócios na região Nordeste e de mostrar as expectativas dos compradores norte-americanos.
Sobre a Fispal
Conhecida pelas feiras direcionadas ao setor de alimentação, que realiza há 22 anos, a Fispal passou por ampla reformulação nos últimos tempos, transformando-se em uma agência internacional privada para o desenvolvimento do mercado de alimentos. Assim, já é considerada uma referência no setor, participando e influindo na evolução de toda a cadeia de suprimentos dessa área. Conceitos como globalização e capacitação tecnológica, hoje tão difundidos, foram inseridos desde a primeira feira, criada em maio de 1984.
Além da realização de feiras no Brasil e no exterior, com foco nos Estados Unidos e na América Latina, a Fispal atua também na capacitação e desenvolvimento profissional, combinando ações que agregam treinamento, fóruns, conferências, estímulo ao desenvolvimento de equipamentos e embalagens, ao lado do intercâmbio de negócios e parcerias, difusão de informação e conhecimento no portal (www.fispal.com) e em publicações dirigidas especificamente ao seu público.
São tradicionais na empresa as feiras Fispal Alimentos – hoje Fispal Food Service – e a Fispal Tecnologia, ambas realizadas em São Paulo, além da Fispal Nordeste, que caminha para a quarta edição, e a Fispal Latino, lançada em maio de 2005, em Miami, nos Estados Unidos. O grupo empresarial liderado por Ricardo Santos Neto opera também em outros segmentos da economia, por intermédio da Krest International, que atua nas áreas de petróleo, química fina e manutenção industrial