22.9 C
Campinas
terça-feira, janeiro 27, 2026
spot_img

Ataque de Israel atinge única igreja católica em Gaza, fere padre e mata dois civis refugiados

Data:

Bombardeio atinge Igreja da Sagrada Família em Gaza; padre argentino Gabriel Romanelli está entre os feridos, segundo Patriarcado Latino de Jerusalém

O Exército de Israel bombardeou nesta quinta-feira (17) a Igreja da Sagrada Família, única paróquia católica localizada na Cidade de Gaza. O ataque, confirmado pelo Patriarcado Latino de Jerusalém, deixou pelo menos dois mortos e 11 feridos, incluindo o padre argentino Gabriel Romanelli, conhecido por seu trabalho humanitário e proximidade com o falecido papa Francisco.

O bombardeio atingiu um dos poucos espaços de acolhimento para civis cristãos na Faixa de Gaza, onde dezenas de pessoas estavam abrigadas desde o início da ofensiva militar israelense contra o Hamas, em outubro. A Igreja da Sagrada Família vinha servindo como local de refúgio para famílias deslocadas e doentes, sem acesso a abrigo ou tratamento médico em meio ao bloqueio e aos combates.

Clique aqui para fazer parte da comunidade do Jornal Local de Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.

De acordo com a agência Ansa, o ataque deixou duas pessoas mortas — fiéis que buscavam proteção dentro do complexo religioso — e ao menos 11 feridos, incluindo o pároco local, padre Gabriel Romanelli, de nacionalidade argentina. O sacerdote é uma figura respeitada entre líderes cristãos da região e tem histórico de diálogo com o Vaticano, sendo citado diversas vezes por fontes próximas ao papa Francisco.

O Patriarcado Latino de Jerusalém divulgou nota condenando o ataque e expressando profunda tristeza com a escalada da violência que atinge inclusive locais sagrados. “A Igreja da Sagrada Família tem sido um símbolo de paz em meio ao terror. Atacá-la é ferir também a humanidade e a fé de muitos”, afirma o comunicado oficial.

https://twitter.com/soupalestina/status/1945828520363438406

Fontes ligadas à Igreja relatam que o bombardeio teria atingido áreas residenciais dentro do complexo, inclusive quartos utilizados por mulheres e crianças. Imagens divulgadas por entidades católicas locais mostram danos estruturais à paróquia e às construções anexas.

A ofensiva israelense na Faixa de Gaza já deixou mais de 38 mil mortos, segundo o Ministério da Saúde controlado pelo Hamas, a maioria civis. Israel alega que suas ações visam desmantelar a estrutura do grupo fundamentalista após os ataques de 7 de outubro de 2023. No entanto, o uso indiscriminado da força em áreas civis tem sido amplamente criticado por entidades internacionais de direitos humanos e organizações religiosas.

O Vaticano ainda não se manifestou oficialmente sobre o ataque, mas membros do alto clero já demonstraram preocupação com o agravamento da situação humanitária na região. O papa Francisco, que tem feito reiterados apelos por cessar-fogo e negociações, deve se pronunciar nos próximos dias.

O episódio aprofunda a crise diplomática e religiosa causada pela guerra e reacende o alerta global sobre o desrespeito a espaços humanitários e religiosos em zonas de conflito.

Foto Divulgação Fotos Públicas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Tempestade de inverno histórica deixa 670 mil sem luz e paralisa aviação nos EUA

Nevasca avança pelo Leste, força decretos de emergência em...

Guarda Nacional é acionada após morte de enfermeiro por agente federal e protestos tomam Minneapolis

Prefeito pede reforço estadual em meio a tensão crescente...

Dinamarca e Otan negam cessão da Groenlândia após encontro de Trump em Davos

Aliança admite debate sobre segurança no Ártico, mas descarta...

Trump lança “Conselho da Paz”, critica ONU e apresenta plano de arranha-céus para a Faixa de Gaza

Iniciativa anunciada em Davos prevê reconstrução total do território...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade