19.9 C
Campinas
sexta-feira, novembro 22, 2024

Ballet de Lorraine abre o Panorama de Dança do Rio de Janeiro

Data:

A abertura da 18ª edição do Panorama de Dança do Rio de Janeiro teve início no dia 5 de novembro com uma apresentação do espetáculo “Répertoire”, do Ballet de Lorraine. Evento oficial do Ano da França no Brasil, o Ballet de Lorraine manteve sua linha de exploração da história da dança. Peças de grandes nomes do século XX como Martha Graham, Isadora Duncan, Maguy Marin ou William Forsythe foram reinterpretadas, provocando grande entusiasmo do público carioca.

Para os bailarinos, o mais gratificante mesmo foi a reação da plateia: “Foi incrível! As pessoas nos acolheram maravilhosamente bem!”, se emocionou Agnès Boulanger, que dançou em solo a primeira peça, “Lamentation”, criada em 1930 por Martha Graham.

Sua colega Laure Lescoffy também se emocionou com o momento, após apresentar “O Duo do Éden”: “Para mim, a apresentação no Rio de Janeiro foi muito prazerosa, pois já era a segunda apresentação da minha sequência. Para mim, isso é um sonho. Se tivessem me dito há um ano atrás que eu iria dançar numa coreografia de Maguy Marin, e no Brasil, eu iria achar que era loucura!”.

“Esse ano, temos mais artistas franceses do que nunca. Desde o início, a França sempre teve uma forte presença aqui no Panorama, pois é um grande país da dança e que está se abrindo cada vez mais a outras culturas. Ainda acho, no entanto, que essa disciplina poderia ser mais permeável a outras influências de fora, inclusive do Brasil”, ressalta Eduardo Bonito, co-diretor do Panorama de Dança do Rio de Janeiro.

Dimitry Ovtchinnikoff, adido de cooperação e ação cultural do Consulado da França no Rio de Janeiro, lembra que esse tipo de parceria já aconteceu: “A coreógrafa brasileira Lia Rodrigues já montou o espetáculo “Hymnen” junto com o Ballet de Lorraine. Sempre procuramos incentivar esses intercâmbios entre os dois países. Também procuramos ajudar os programadores do Panorama a trazer artistas franceses para cá. Nessa edição, com o Ano da França no Brasil, teremos uma grande diversidade de estilos: do clássico ao Hip Hop”.

A edição 2009 do Panorama conta com diversas outras atrações francesas. Esse toque de Hip Hop acontecerá  nos dias 13 e 14 de novembro, no Largo Albino Pinheiro, com a companhia Farid’O. Nas mesmas datas será exibido, no Centro Cultural Carioca, o vídeo “J’essayais de gagner du temps”, resultado da colaboração entre o francês Rachid Ouramdane e o mineiro Wagner Schwarz. Já no dia 6 de novembro, Alain Buffard apresentará o seu espetáculo “(Not) a Love Song”. Dia 12 será a vez de Norma Claire, da Guiana Francesa, com “Va, Vis”. O Panorama ainda contará com as palestras de Christophe Wavelet, renomado jornalista e teórico da dança, do dia 6 ao 14 de novembro.
Homenagem

Antes da apresentação do Ballet de Lorraine, foi realizada uma homenagem póstuma a Roberto Pereira, que morreu em junho desse ano. Pereira foi curador do Panorama entre 1998 e 2003. Autor de críticas de inúmeros espetáculos de dança no Jornal do Brasil, tinha uma paixão pela história da arte coreográfica. “Roberto iria adorar o programa de hoje”, comentou, emocionada, a co-diretora do Panorama, Nayse Lopez, ao subir no palco do Teatro João Caetano para dar início á primeira noite do evento.

Em seguida à homenagem, foi exibida uma seqüência de três filmes mudos do início do movimento coreografado no cinema, com a participação especial do pianista Cadu Pereira, primo de Roberto. Entre os curtas exibidos, uma cena gravada pelos irmãos Lumière e o filme  “Le Cake Walk du Nouveau Cirque”, dirigido por Alice Guy, em 1905.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Média de mortes por Covid-19 fica acima de 800 pelo 15º dia seguido

  O Brasil registrou nesta terça-feira (22) mais 816 mortes...

Saúde abre vagas para vacinação contra covid-19 sem agendamento

Lista com os centros de saúde que atenderão demanda...

Setor produtivo critica aumento da taxa Selic divulgada pelo COPON

Em nota, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) chamou...

Lula e família obtêm 23ª vitória contra a farsa da Lava Jato

Essa é a 23ª vitória de Lula e sua...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363