18.9 C
Campinas
sexta-feira, setembro 20, 2024

Campinas celebra a poesia com a Semana Guilherme de Almeida

Data:

Campinas celebra a poesia de 4 a 11 de julho com a Semana Guilherme de Almeida, criada para homenagear o ilustre campineiro. A data foi constituída pela Lei Municipal nº 10.138 de 25 de junho de 1999, com o intuito de divulgar o poeta, tradutor e soldado. Desde então as Secretarias Municipais de Cultura e Educação organizam uma programação comemorativa totalmente gratuita.

O poeta e ensaísta Guilherme de Almeida nasceu em Campinas em 1890. Dedicou-se à advocacia e à imprensa em São Paulo e no Rio de Janeiro. Foi redator de O Estado de São Paulo, diretor da Folha da Manhã e da Folha da Noite, fundador do Jornal de São Paulo e redator do Diário de São Paulo.

A essência de sua poesia é o ritmo “no sentir, no pensar, no dizer”. Dominou amplamente os processos rímicos, rítmicos e verbais, bem como o verso livre, explorando os recursos da língua, a onomatopeia, as assonâncias e aliterações. Na época da campanha modernista, soube seguir diretrizes muito nítidas e conscientes, sem se deixar possuir pela tendência à exaltação nacionalista. Nos poemas de Simplicidade, publicado em 1929, retornou às suas matrizes iniciais, à perfeição formal desprezada pelos outros, mas não recaiu no parnasianismo, porque continuou privilegiando a renovação de temas e linguagem. Sobressaiu sempre o artista do verso, que Manuel Bandeira considerou o maior em língua portuguesa.

A semana em Sousas

A biblioteca Guilherme de Almeida em Sousas comemora a abertura da semana com o curta metragem Os Hai Kais, de Guilherme. “Só Guilherme de Almeida valoriza a literatura dos Hai Kais”, diz Sylvia Ferraz Silva professora de declamação.

A parceria com entidades do distrito promove uma programação intensa, no primeiro dia o público presente pode conferir a declamação de crianças que recitam poemas de Gulherme de Almeida.

“Faz quatro anos que eu interpreto poemas, comecei quando ia ao jogral e gostei. Minha primeira declamação foi ‘A Gulosa’ e foi por telefone”, conta Thaís Brandão Niccoli de 13 anos.

Milena Ferraz Silva Brockhof, de nove anos, teve contato com a poesia desde pequena. “Minha avó interpretava e aprendi com ela, eu ensaiava na casa dela, no clube e até no Centro de Convivência”.

A biblioteca intensifica a programação e expõe fotos, livros e poemas de Guilherme de Almeida até 12 de agosto.

Biblioteca Guilherme de Almeida

Rua Dr. Cabo Oscar Rossin, 63 – Sousas

Informações: 3258-4515

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Governo brasileiro condena ataque aéreo israelense à escola de Al-Tabin, na cidade de Gaza

O governo brasileiro condena, nos mais fortes termos, novo...

Brasil adota reciprocidade e expulsa embaixadora da Nicarágua

O governo da Nicarágua expulsou o embaixador do Brasil...

Venezuela: opositores não apresentam atas à Justiça e questionam CNE

Dois dirigentes partidários que deram sustentação à candidatura de...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363