19.9 C
Campinas
domingo, fevereiro 8, 2026
spot_img

Campinas terá eleições indiretas

Data:

Depois do caos que se instalou na cidade, a Câmara Municipal deve anunciar nos próximos dias, a data para eleição indireta em Campinas.  E quem vai escolher o novo prefeito serão os 33 vereadores para um mandato tampão até 2012.

A decisão foi tomada pelo juiz da 33ª Zona Eleitoral, Nelson Bernardes, que disse em entrevista que a Justiça Eleitoral vai fiscalizar o processo de votação, mas as deliberações competem à Câmara.

A Câmara deve abrir inscrições e qualquer pessoa pode ser candidata, desde que esteja inscrita em um partido político, esteja em dia com a Justiça Eleitoral e tenha 21 anos ou mais. Vereadores também podem ser candidatos. Para ser declarado eleito o candidato deve ter dois terços dos votos da Câmara; ou seja, 17 votos.

A disputa para o cargo, a cada dia se torna mais acirrada entre os vereadores. Só declarou apoio ao prefeito Pedro Serafim (PDT) o PSDB, mas nem todos os membros do partido votaram nele.

Partidos com maior representação na Câmara podem definir os rumos da cidade, como é o caso do PSB, PT e PMDB. Mas, com estas legendas o prefeito ainda não pode contar com apoio, pois muitos deles estarão no páreo nas eleições de 2012.

O PSB, ainda não declarou oficialmente, porém já garantiu que os membros devem votar de acordo com a determinação da legenda. O PT por sua vez aguarda uma decisão da justiça para que Demétrio reassuma o cargo. Mas, quem pode decidir o futuro prefeito pode ser o PDMB, hoje com cinco vereadores.

Eleições Diretas

Para alguns campineiros, a eleição deve ser direta, pois consideram um retrocesso no processo democrático que o país conquistou desde 1982 quando foi possível que candidatos concorressem a presidência do Brasil.

O projeto de lei das “Diretas Já”, de autoria do deputado federal Dante de Oliveira (PDMB), atraiu milhares de pessoas que aclamavam pelas eleições diretas. O movimento de políticos, artistas, estudantes e jornalistas ganhou força nacional e levou milhares de brasileiros às ruas.

Protesto no Centro de Convivência pede eleições diretas para prefeito

Um grupo de manifestantes se reuniu no final do ano passado, no Centro de Convivência Cultural em Campinas, para pedir que a eleição para escolha do novo prefeito, seja de forma direta, com votação popular.

A manifestação foi organizada em redes sociais e tinha a confirmação de 400 pessoas no Facebook, de acordo uma das manifestantes, Valéria Monteiro.

A manifestação denominada de “Movimento Ocupando Campinas” é uma referência ao que ocorre nos Estados Unidos “Occupy Wall Street”, que acontece desde setembro em Nova Iorque. Parte superior do formulário

Parte inferior do formulário

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Lula abre vaga de vice e mira MDB para cercar Tarcísio em SP

Presidente admite mexer na chapa com Alckmin para acomodar...

Deputado acusa Flávio Bolsonaro de oferecer R$ 5 milhões para silenciar denúncias

ogério Correia protocola convocação do senador e quebra de...

Lula envia acordo Mercosul–União Europeia ao Congresso e destrava maior tratado comercial do mundo

ratado cria zona de livre comércio com 720 milhões...

Pesquisa aponta Lula na liderança para 2026 e vantagem numérica em todos os cenários de segundo turno

Levantamento mostra presidente à frente no primeiro turno e...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade