
O dia 24 de setembro, foi de festa na Escola Dr.Tomás Alves e ficará marcado na história dos distritos. Alunos, professores, funcionários e convidados puderam conhecer através de um vídeo-documentário, a vida do médico, que durante as epidemias de febre amarela, não poupou esforços para atender a todos os doentes. Os convidados também puderam apreciar o novo paisagismo, as reformas realizadas na fachada e entrada da escola.
A abertura da solenidade aconteceu no anfiteatro da escola com a apresentação do coral misto de vozes dos alunos do ensino médio; Marcos Vinícius Salvioni, Heloísa Moreira, Fernando Almeida, Murilo, Brenda e Gabrielli.
Logo em seguida, o professor Coutinho fez a apresentação do vídeo-documentário com ex-alunos e ex-professores. “Veio até gente que estudou e trabalhou aqui nos anos 1950”, completou o diretor.
A noite ficou marcada com a belíssima apresentação do grupo “Seresteiros de Sousas”, que fez o público relembrar a pequena Sousas, que viveu os encantos do romantismo das serestas.
Para a direção da escola foi uma grande alegria poder reunir as famílias tradicionais, assim como os ex-professores, diretores e funcionários. “Hoje estamos vivendo um momento muito especial, porque rememoramos a história de nossa escola. São os filhos de Sousas, que aqui retornam para comemorar, disse o diretor, emocionado.
Ao lado do vereador Luiz Henrique Cirilo, estiveram presentes na solenidade, o Dirigente Regional de Ensino, Nivaldo Vicente, professores e ex-alunos, que fazem e fizeram parte da história da escola. “É emocionante poder participar dessa comemoração. Pude perceber que a escola Tomás Alves fez parte da vida de muitos moradores dos distritos e formou bons cidadãos”, disse o vereador Cirilo.
De acordo com o novo diretor, que assumiu, no final do mês de julho, a primeira ação foi transformar o espaço escolar, em ambiente mais acolhedor, para que o aluno, e a comunidade percebam a importância da escola em suas vidas.
Atualmente, a escola conta com 800 alunos, que cursam o ensino fundamental e médio. O corpo docente é composto por 60 professores e 10 funcionários, além de uma biblioteca, laboratório de informática, quadra esportiva e refeitório, onde são servidos três refeições diárias.
“Penso que Sousas é diferente de outras escolas de Campinas, pois o professor mesmo com todas as dificuldades consegue realizar um bom trabalho. Dessa forma, o cenário de conflitos dentro da escola são fáceis de solucionar”, afirma Fernando.
Reforma da entrada do prédio
Além de comemorar a Semana do Centenário da escola, a direção da escola entregou oficialmente as reformas na entrada do prédio, e o novo paisagismo doado por Alexandre Furcolin, que encantou a todos os convidados.
Para reforma, a direção contou com a ajuda de empresas, voluntários e professores para dar um novo design na entrada do colégio. O prédio recebeu uma nova pintura, o jardim ganhou um projeto paisagístico da empresa Paisagismo Furcolin, que cedeu a mão de obra, bancos e algumas espécies de plantas. A Ceasa Campinas, através de seu presidente Wander Vilalba também participou da empreitada com a doação de algumas plantas. A Associação de Gastronomia (ADEGAS) também colaborou com o projeto, com a doação de um novo letreiro para a escola. O vereador Luiz Henrique Cirilo também dou duas latas de tinta
Participam do projeto da reforma do colégio, o vice diretor Marcos Romeiro, o corpo docente, professor Donizete Coutinho, a professora Marília Ribeiro Pereira e alunos. O agradecimento da direção da escola se estende, as empresas Ricco Pane, Padaria Sousas e Ravena, aos comerciantes do centro de Sousas na doação de refrigerantes para o coquetel, Nogueirapis e na pessoa de Juliano da empresa Vetha.