28.8 C
Campinas
domingo, agosto 24, 2025

Centro POP II promove oficina para transformar cobertores em ponchos, para enfrentamento do frio

Data:

Os participantes confeccionaram ponchos personalizados, com detalhes de crochê e bordado. A atividade reforça a expressão individual e o fortalecimento dos vínculos sociais

O Centro POP Sares II realizou uma oficina especial voltada à confecção e à customização de ponchos a partir de cobertores, nesta sexta-feira, 13 de junho. A atividade reuniu usuários e equipe em uma tarde marcada pela criatividade, pelo acolhimento e pela cooperação.

Os participantes transformaram os cobertores em ponchos personalizados, com detalhes de crochê e bordado, durante a oficina. A iniciativa teve como objetivo principal oferecer conforto térmico para o enfrentamento do inverno e estimular a expressão individual e o fortalecimento dos vínculos sociais.

A secretária municipal de Desenvolvimento e Assistência Social de Campinas, Vandecleya Moro, ressaltou o compromisso da rede socioassistencial com ações que combinam proteção e dignidade.

“A oficina de ponchos mostra como é possível unir atenção social, criatividade e dignidade em uma mesma ação. Esse tipo de atividade aquece o corpo, mas também reafirma o direito de cada cidadão a ser cuidado e respeitado,” declarou.

Um dos profissionais envolvidos explicou que a oficina é mais do que uma produção artesanal, pois representa um momento de cuidado mútuo, em que cada peça carrega identidade, afeto e resistência.

A proposta integra as estratégias de proteção social do Centro POP II, voltadas ao acolhimento de pessoas em situação de rua. A iniciativa valoriza a autoestima e o protagonismo dos usuários, além de reforçar a importância do autocuidado e promover inclusão e bem-estar.

A coordenadora do Centro POP II, Maria Aparecida Teixeira Regis, destacou a dimensão afetiva da ação. “Quando a pessoa tem a chance de personalizar a própria roupa, ela passa a se reconhecer naquela peça. É um gesto simbólico, mas poderoso, que resgata autoestima e fortalece laços de confiança entre os usuários e a equipe,” afirmou.

Para a secretária, “a ação reafirma o compromisso do equipamento com práticas que aquecem não apenas o corpo, mas também o coração, por meio do reconhecimento, da escuta e da valorização de cada trajetória”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Espaço Bem Estar Sousas retoma atendimentos gratuitos em Campinas

Grupo de voluntários oferece práticas integrativas reconhecidas pelo SUS,...

Campinas promove passeios turísticos gratuitos para moradores redescobrirem a cidade

Iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo estimula o...

Feira Cria da Quebrada reúne arte, cultura e empreendedorismo em Campinas

Evento acontece na Casa do Hip Hop e contará...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade