O movimento Compromisso Campinas pela Educação pretende no primeiro semestre de 2011 sensibilizar 5 mil famílias de Campinas para que estas passem a acompanhar o processo de ensino aprendizagem de seus filhos. A iniciativa tem como clientela pais de alunos do ensino fundamental e médio. Para tanto, o movimento desenvolverá cursos junto aos familiares dos estudantes, para que estes passem a monitorar o desenvolvimento escolar de seus filhos.
A coordenação do movimento treinou dez pessoas, conhecidas por multiplicadores, que farão o trabalho de disseminação do programa de sensibilização para outros 100 monitores, os quais passarão estes conhecimentos, através de palestras, para as famílias. “Todas as pessoas que participarão do projeto serão voluntários”, faz questão de frisar Luiz Eduardo Drouet, coordenador do movimento em Campinas.
Criado há três anos, Compromisso Campinas pela Educação nasceu da organização de empresários, sindicatos de educadores, universidades, poder público e outros setores da sociedade organizada. Neste período de elaboração de projetos, os governos federal, estadual e municipal passaram a encampar a proposta. O movimento pretende até 2022 atingir cinco metas na área de ensino: fazer com que estudantes entre quatro e 17 anos frequentem regularmente a escola; toda criança com oito anos saiba ler e escrever; todo aluno aprenda o que é apropriado para sua série escolar; todos concluam o Ensino Fundamental e Médio; o investimento em educação seja bem gerido e sensibilizar pais de alunos no acompanhamento educacional de seus filhos.
Drouet esclareceu que a Federação das Entidades Assistenciais de Campinas (FEAC) participa do projeto como incubadora dos diversos atores sociais que conduzem o movimento em Campinas. Sobre a sensibilização de pais de alunos ainda, o coordenador esclareceu que foi desenvolvido um projeto piloto na Escola Municipal de Primeiro Grau Raul Pilla, localizada na região Leste de Campinas, quando 300 familiares aprenderam como valorizar o ensino junto a seus filhos.
Educação transforma
Sete empresas de Campinas apóiam o movimento. O empresário Peter Graber, que atua também como voluntário, acredita que só a educação pode transformar a vida das pessoas, promovendo a justiça social, fazendo com que o cidadão comum escolha corretamente seus representantes políticos e melhorando a qualidade de vida das pessoas. “Sou voluntário, pois acredito que todos têm obrigação de investir na Educação”, resume Graber. Para o empresário e voluntário, Luiz Norberto Paschoal, o futuro de qualquer empresa depende da educação.
A empresa Brasilinvest optou em apoiar o Compromisso Campinas pela Educação. “Este é um dos principais programas Nacionais na educação e tem base necessária para continuar dando certo!”, afirmou Fernando Garnero, empresário do setor de investimentos.
História
Em setembro de 2006, surge o movimento nacional Todos pela Educação, patrocinado pela iniciativa privada, sociedade civil organizada e gestores públicos. Esta mobilização acabou sendo encampada pelo Ministério da Educação e Cultura e faz parte do programa de melhora do ensino em todo País. Com base nesta experiência, diversos atores sociais, empresários e setor público resolveram criar o Compromisso Campinas pela Educação no município. A FEAC-Campinas passou a incubar o movimento, criando uma coordenação e comitês que passaram a traçar um diagnóstico da situação educacional na cidade. A evasão escolar e a falta de professores em algumas áreas, como Matemática e Física, são alguns dos desafios até 2022.
O coordenador informa que estudam na rede municipal e estadual cerca de 200 mil alunos. Ele lembrou que, em abril deste ano, diretores de escolas estaduais de Campinas participaram do curso de extensão “Gestão Para o Sucesso Escolar”, patrocinado pelo movimento. Segundo ele, a intenção do curso foi dar ferramentas para que os diretores se tornem líderes em suas comunidades escolares.
Mais informações acesse: www.compromissocampinas.org.br