Desde 2017, a Câmara de Campinas aprovou o projeto de lei da Prefeitura de Campinas que retirou das mãos da Associação dos Profissionais de Teatro de Campinas (APTC), a Campanha de Popularização de Teatro, sob a justificativa que a campanha teria por objetivo promover o acesso da população aos teatros municipais.
Após cinco anos, a Secretaria de Cultura informou que em virtude das mudanças que estão sendo propostas, a Campanha não ocorrerá em janeiro de 2024. A reformulação tem a proposta de inclusão de outras performances artísticas, como dança e circo, e também a criação do “Prêmio Campinas de Formação de Plateia”. A secretaria também quer mudar o nome para “Campanha Municipal de Popularização das Artes da Cena do Município de Campinas”.
Segundo o diretor de diretor de Cultura, Gabriel Rapassi, as propostas de mudanças foram amplamente discutidas com os setores artísticos da cidade. Mas, questionados, os artistas alegam que não participaram dos debates. O diretor também argumentou que com essa estratégia de mudança de nome e prêmios, atrairá mais público, que vinha decaindo, anos após anos.
Segundo o presidente da APTC Ton Crivelaro, o público estimado era de 30 mil pagantes, assistindo aos cerca de 40 espetáculos apresentados. Hoje, com a Secretaria o público se resumiu em quatro mil pessoas.
“Em minha opinião, o desmonte da Campanha de popularização do teatro de Campinas pelo ex-prefeito, foi o pior caso registrado depois da derrubada do antigo teatro municipal e, infelizmente concretizado pela atual administração. A APTC se propôs a ajudar na organização, mas sentimos que não havia interesse”, afirma desolado.
A Campanha de Popularização do Teatro de Campinas era realizada pela APTC há 33 anos e, na época, os organizadores temiam que a mudança afetaria o trabalho de três décadas.
“Soube que fizeram uma audiência pública para tratar da reformulação da Campanha, mas não fomos convidados para participar do debate, já que ficamos à frente da campanha durante 33 anos e, destruída pela Secretaria, em apenas cinco anos. Na época, alertamos a Câmara de Vereadores e o ex-prefeito, mas eles não ligaram. Agora estamos vendo a Prefeitura oferecendo prêmio em dinheiro para quem conseguir levar público nos espetáculos, sendo que, na gestão da APTC, nós lotávamos o teatro. O exemplo disso, é que meu espetáculo está lotando os teatros da região de Campinas”, completa o artista Ton Crivelaro.