Para este ano, a novidade será a exposição de fatos e fotos, no sábado, das 14 às 17 horas, no Centro de Eventos do Santuário Nacional, em celebração à 50ª Romaria.
Depois de dois anos de espera, a Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) volta a realizar seu mais tradicional evento: a Romaria Nacional dos Vicentinos ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida. Devido à pandemia, as edições de 2020 e 2021 não puderam ser realizadas. Mas agora, com a melhora no panorama nacional, o Conselho Nacional do Brasil (CNB) da SSVP volta a realizar o evento, que em sua 50ª edição acontecerá de 8 a 10 de julho. Milhares de participantes são esperados pela organização do evento.
O tema será “Sob o Manto Sagrado da Mãe: cultivando a missão do saber cuidar!” “Vamos refletir a nossa missão, principalmente nesse tempo que precisamos cuidar de nós, do outro e da própria Sociedade de São Vicente de Paulo”, diz Elisabete Maria Castro, a Bete, 1ª Vice-presidente do CNB e uma das responsáveis pela organização da Romaria.
Na programação, estão várias atividades, como a reza do Terço no Caminho do Rosário (sexta-feira, às 17 horas); a Via Sacra no Morro do Cruzeiro (sábado, às 9 horas); o show de Talentos das Crianças e Adolescentes (sábado 15h30), o Festival Cultural Ozanam da Juventude Vicentina (sábado, 20 horas); a Festa Regulamentar (domingo, 8 horas), que homenageia Ozanam, com encerramento com a Santa Missa às 10 horas, no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho.
Para este ano, a novidade será a exposição de fatos e fotos, no sábado, das 14 às 17 horas, no Centro de Eventos do Santuário Nacional, em celebração à 50ª Romaria. “Estamos preparando uma festa linda para celebrarmos o nosso Jubileu, dentro das normas sanitárias vigentes e vamos resgatar a história desses 50 anos de Romaria, mas, acima de tudo, agradecer e pedir benção da Mãe Aparecida para as nossas ações, que assistem famílias espalhadas pelo nosso Brasil”, conta Elisabete.
Show de talentos
Os integrantes das Conferências de Crianças e Adolescentes (CCA’s) de todo o Brasil vão novamente abrilhantar a Romaria com o Show de Talentos, que acontecerá no dia 9 de julho. O objetivo do show é mostrar que cada criança tem dons importantes que necessitam ser desenvolvidos para serem usados na melhor forma na hora de servir aos seus propósitos. “A expectativa é de conseguirmos tocar o coração de cada um presente no evento, e mais ainda, nos preencher de felicidade, pois estamos vivendo tempos difíceis com a pandemia O show é uma emoção muito forte, pois ali temos crianças que não têm experiência e as que têm, cada um leva dentro de si o melhor para todos nós”, relata Bete.
Festival Cultural
O Festival Cultural Ozanam, organizado pela Comissão Nacional de Jovens, será realizado também no dia 9 de julho, com show da Banda Vicente’s Soul, das 20 às 22 horas, no Centro de Eventos Padre Vitor. “Esperamos uma noite muito animada, com grande participação da Juventude e dos demais membros da SSVP. É um momento de diversão, cultura, integração e também de troca”, explica.
Sobre a SSVP
A Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) é uma organização civil de leigos, homens e mulheres, dedicada ao trabalho cristão de Caridade. Foi criada em 23 de abril de 1833, em Paris, na França, por um grupo de 6 jovens universitários católicos e um senhor mais velho, com o objetivo de aliviar o sofrimento das pessoas vulneráveis e fortalecer a fé de seus membros. Rapidamente a Sociedade espalhou-se pelo mundo e já está presente em mais de 150 países.
Em seu trabalho caritativo auxilia diariamente cerca de 30 milhões de pessoas, por meio da dedicação dos cerca de 800 mil voluntários que formam a SSVP.
No Brasil, a SSVP comemora em agosto seus 150 anos de serviços prestados em atendimento direto aos Pobres e está espalhada em 25 das 27 unidades federativas do país.