Motoristas que perderam ou tiveram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) furtada/roubada, podem solicitar a 2ª via do documento de forma online. O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) oferece o serviço por meio do portal www.detran.sp.gov.br e do aplicativo disponível para tablets e smartphones.
Para isso, é preciso fazer um cadastro no portal para obter login e senha de acesso aos serviços online. Em seguida, o cidadão pode pedir a 2ª via pela própria página, em “Serviços Online” e ”2ª via da CNH”.
Quem preferir os dispositivos móveis, deve baixar gratuitamente o aplicativo “Detran.SP” nas lojas virtuais Google Play ou Apple. Uma vez baixado, o acesso é feito com o mesmo cadastro do portal, selecionando “Pedir 2ª via da CNH”.
Os custos para obter a 2ª via do documento são de R$ 42,41 da taxa de emissão e mais R$11,00 do envio pelos Correios. A partir da emissão, o documento é entregue em até sete dias úteis no endereço em que a CNH está cadastrada. Por isso, é imprescindível que o endereço esteja atualizado. Além disso, o documento deve estar dentro da validade e o condutor não pode estar com o direito de dirigir suspenso ou cassado.
O passo a passo para pedir a 2ª via da CNH pode ser consultado no portal www.detran.sp.gov.br, diretamente no link http://scup.it/k2ha.
DETRAN.SP:
O Detran.SP é uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Planejamento e Gestão. Para obter mais informações sobre o papel do Detran.SP, clique neste link: http://scup.it/aanx
INFORMAÇÕES AO CIDADÃO:
Portal – www.detran.sp.gov.br
Disque Detran.SP – Capital e municípios com DDD 11: 3322–3333. Demais localidades: 0300–101–3333. Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h.
Fale com o Detran.SP e Ouvidoria (críticas, elogios e sugestões) – Acesso pelo portal, na área de “Atendimento”.