Esse ano Sousas e Joaquim Egídio não estarão presentes na Semeia 2017 – Semana do Meio Ambiente. O evento acontece entre os dias 5 a 10 de junho , com mais de 160 atividades, estudos do meio, jogos, exposições, apresentações de vídeos, palestras, visitas técnicas e monitoradas, entre outras. Com o tema “No meio ambiente, não há fronteiras!”, a semana tem por objetivo envolver a população na reflexão sobre a realidade ambiental da cidade e da região.
As atividades que aconteceriam na Estação Ambiental estão limitadas as escolas que tomaram a vacina. Sob o tema ‘Aqui é onde eu moro, aqui é onde vivemos’, o grupo de alunos dos distritos farão um diagnóstico local pensando nos espaços ambientais de forma coletiva com foco nas nascentes, uso e reuso da água.
A parada ambiental será realizada no Parque das Águas no bairro do Jambeiro com 225 estudantes do 5º ano de diversas escolas estaduais de Campinas.
O Parque das Águas, formado por terras pertencentes à antiga Chácara Englantina que foram doadas ao município de Campinas, está localizado no Parque Prado. O espaço visa preservar a área verde da região e melhorar a utilização dos recursos hídricos. O parque é chamado assim porque o local possui três nascentes que formam um córrego, e contemplam duas lagoas. Com 300 mil m2 de terra, o Parque das é dividido em três áreas: a primeira destinada à recepção e área de lazer; a segunda funciona a escola de educação ambiental e jardinagem, por fim, a última área onde ficam as áreas de preservação. A flor de Lótus, que aparece no grande lago de novembro a março é a grande atração do local.
Todas as atividades da Semeia são gratuitas e serão realizadas em espaços diversos como parques públicos, unidades educacionais da rede municipal de educação, museus e recintos de instituições públicas e privadas parceiras.
Sobre a SEMEIA
Instituída pela lei municipal 10.450 de 30 de março de 2000. A edição deste ano conta com a parceria da Fundação José Pedro de Oliveira (Mata Santa Genebra), Unicamp, Senac, PUC-Campinas e escolas públicas.
Associação Presbiterana de Ação Social – APAS, Casa da Criança de Sousas, Casa dos Sonhos, Centro Comunitário Irmão André – CECOIA, Centro de Saúde de Sousas, Creche Gustavo Marcondes, Colégio Illuminare, EE Dr. Antônio Carlos Couto de Barros, E.E. Francisco Barreto Leme, E.E. Dr. Tomás Alves.