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segunda-feira, agosto 25, 2025

Era digital e o mercado de trabalho

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Era digital e o mercado de trabalho

 Empresas e candidatos adotam uso de ferramentas digitais em processos seletivos

Velocidade do compartilhamento de informações facilita o recrutamento, mas exige cuidados

 Segundo o estudo “Um Olhar Mais Atento para a Mídia Social no Brasil”, realizado pela comScore, empresa mundial de pesquisas, os brasileiros são os internautas que passam mais tempo conectados. Cerca de 99% da população que possui internet utilizam sites de redes sociais, que vêm ganhando importância nas estratégias das companhias, tanto para planos de divulgação de marca como para anunciar vagas.

 Com o rápido avanço e popularização do acesso à internet, as mídias sociais são utilizadas por empresas de recursos humanos para detectar possíveis candidatos e anunciar vagas disponíveis, servindo como ferramenta adicional para quem busca recolocação ou mudança de emprego. Além dos sites especializados que já atuam no mercado há anos como Catho On line, Vagas.com.br e Monster.com.br, podemos citar também o LinkedIn, rede social focada em carreira e negócios que já possui mais de um milhão de usuários no país. 

 Utilizar redes sociais para divulgar oportunidades de trabalho é uma das estratégias utilizadas pela STAUTRH de Campinas. O grupo oferece vagas para todo o país e as disponibiliza através de meios convencionais, como anúncios e site da empresa e também por meio do LinkedIn e Twitter.

“O Twitter é um canal bastante eficiente para a divulgação de posições de especialistas e média liderança, uma vez que estas vagas são as mais procuradas por candidatos mais jovens. Já o LinkedIn é uma importante ferramenta de hunting, pois através dela conseguimos identificar e abordar profissionais altamente qualificados que, muitas vezes, não têm seus currículos disponíveis no mercado”, afirma Luiz Alencar, Consultor e Diretor Comercial da empresa.

 Agilidade no processo

Oferecer e preencher as vagas rapidamente. Esse é o principal diferencial do uso das ferramentas digitais e mídias sociais no mercado de trabalho. Até mesmo os processos seletivos para executivos que costumam ser mais complexos, são favorecidos com a disponibilização de informações em perfis de redes sociais.

Os recursos digitais permitem que o processo leve menos tempo para se encontrar candidatos, permitindo que os headhunters – consultores especializados neste trabalho – concentrem-se nas etapas de entrevistas e seleção dos perfis profissionais mais adequados a cada posição. As empresas já utilizam ferramentas como o Skype para realização de entrevistas e sistemas on-line para aplicação de testes de personalidade e de aptidão. “Temos candidatos que vivem no exterior e desejam retornar ao país, então realizamos entrevistas por videoconferências para agilizar o processo. Em outros casos, é o nosso cliente que está no exterior e deseja entrevistar candidatos aqui no Brasil. Estas entrevistas à distância não dispensam a entrevista presencial, mas quando se investe em uma viagem internacional para este encontro, candidatos e empresas já tem um boa idéia do que os espera e as chances de sucesso da entrevista são muito maiores”, diz Luiz Alencar.

Cautela

A construção da imagem profissional é um item que requer muita atenção e cuidado para aqueles que estão em busca de uma nova oportunidade. Em redes sociais como o LinkedIn, a divulgação de dados e fotos deve ser feita de forma direcionada. É fundamental acrescentar informações pertinentes à área de atuação e especialização para obter destaque nos sistemas de busca realizados pelas empresas que procuram candidatos.

Segundo o gestor de netwear Héberson Sette de Almeida, a primeira impressão é a mais importante. “Os profissionais devem ter muito cuidado, inserir fotos sem fundos, focadas no rosto do candidato, além de preencher o máximo de informações possíveis, o LinkedIn possibilita o compartilhamento de arquivos e possui campos que descrevem as especializações, colocar somente o cargo e área de atuação, diminuem as chances de ser encontrado pelas empresas”.

Como ajudou a deixar a informação mais rápida, a internet também facilitou os casos de fraudes. É necessário que o candidato verifique a idoneidade da empresa que divulga a vaga e também a sua veracidade, muitos casos de “golpes do emprego”, que causam prejuízos e danos morais são registrados, e a facilidade de acesso á informação torna este tipo de prática mais frequente.

No caso dos candidatos, deixar o currículo mais atraente e completo com informações fictícias ou “melhoradas” se tornou mais fácil, uma vez que inicialmente não existem meios de analisar a veracidade das informações. As empresas que utilizam estas ferramentas devem se precaver e torná-las um apoio na busca pelos profissionais, sem ignorar a importancia de entrevistas e aplicação de testes, evitando assim que candidatos não preparados sejam selecionados. “Todo cuidado é pouco, quando encontra uma vaga, o candidato deve checar a procedência da empresa e por outro lado, a empresa que está contratando detectará facilmente se o candidato estiver mentindo em seu currículo, já que os processos presenciais o entregam”, cita Carlos Eduardo Staut, Diretor Executivo da STAUTRH.

STAUTRH Executive Search

 Há 25 anos no mercado, com escritórios em Campinas e São Paulo, a STAUTRH é uma consultoria especializada em recrutamento e seleção de executivos. Com uma equipe de headhunters experientes e profundo conhecimento da região metropolitana de Campinas e interior paulista, a empresa está dedicada a atender seus clientes na medida exata de suas necessidades, com velocidade e precisão de resposta. Utilizando metodologia exclusiva, sua missão é assegurar a escolha de um executivo que se ajustará, com elevado nível de precisão, ao cargo, à cultura da empresa e ao estilo de gestão de seu superior.

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