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sexta-feira, setembro 20, 2024

Escolas antecipam inclusão de habilidades socioemocionais no currículo

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Instituições de ensino acrescentam na grade o desenvolvimento das chamadas competências do século XXI. 

Habilidades fazem parte da Reforma do Ensino Médio

Nesta quarta-feira (08), o Senado aprovou a Reforma do Ensino Médio, que prevê um conjunto de novas diretrizes para o ensino médio implementadas via Medida Provisória. Uma delas é a forte ênfase que deverá ser dada à formação integral do aluno, considerando no currículo a inclusão das habilidades socioemocionais. 

Antecipando-se a essa demanda, algumas escolas já estão tornando o estudo das habilidades como parte do ensino básico. Com o auxílio de materiais didáticos específicos para o tema, não são somente os alunos que aprendem sobre o assunto: os professores também passam por um período de formação para entender melhor como funciona essa nova didática, e de que forma ela deve ser abordada.

Para Silvia Russo, diretora pedagógica do Colégio Assunção, na capital paulista, as habilidades socioemocionais, até então, não possuíam a devida atenção. “A partir de agora, vamos focar em uma parte pouco conversada entre os profissionais do ramo”. Silvia acredita que debater essa temática com os estudantes e os professores propiciará uma maior qualidade de ensino, além de tratar da questão com maior sensibilidade. “Iremos não só melhorar a qualidade do colégio, como também enxergar o aluno com uma visão mais humanizada”, afirma. Para 2017, a escola adotou o Programa Semente, metodologia que aborda o estudo das habilidades socioemocionais através do desenvolvimento de 5 principais domínios (empatia, autoconhecimento, autocontrole, decisões responsáveis e habilidades sociais).

Para Tania Fontolan, diretora do Programa Semente, as escolas precisam se adaptar a essa demanda e capacitar seus alunos para o futuro que lhes aguarda, garantindo que os eles adquiram capacidades necessárias para viver, conviver e trabalhar no século 21. “As escolas precisam pensar não apenas em quem está no Ensino Médio, mas especialmente os alunos que agora estão no Ensino Fundamental e serão diretamente afetados pelas mudanças da Reforma nos próximos anos”, diz.

É fundamental que os sistemas de ensino saibam como transmitir o conteúdo escolar de forma eficiente. Entretanto, é preciso atentar-se não só ao intelecto, mas também ao comportamento socioemocional dos estudantes. Para atingir um nível elevado no ramo profissional e pessoal, o aluno precisa não só tirar boas notas, mas também ser autoconfiante e capaz de relacionar-se bem.

Algumas instituições já desenvolviam estudos sobre habilidades e aderir ao material didático foi uma forma de concretizar os planos, como é o caso do Colégio Anglo São José. Oscar Gonçalves Jr., supervisor pedagógico, conta que já estava familiarizado com o assunto. “Trabalhamos com habilidades socioemocionais há mais de um ano, e acredito que a demanda vai nos auxiliar muito”. Mesmo conhecendo o tema, Oscar enfatiza que ainda é recente no ramo educacional, e que o colégio não vai parar por aí. “Esse estudo ainda é novidade. Mas vamos além, pois estamos visando estudar também a comunicação pessoal dos alunos, a análise de suas atitudes pessoais”, afirma.

Em uma época onde o aluno se encontra cheio de informações instantâneas, mas sem saber como lidar corretamente com suas emoções e de que forma elas influenciam no seu futuro, é imprescindível que os colégios tenham foco também nos valores sociais e nas questões interpessoais.

A eficiência dos materiais didáticos somada à dedicação dos profissionais do ramo serão fundamentais para desenvolver não só estudantes com conteúdo, mas também autoconfiantes e seguros de suas escolhas.

Sobre o Programa Semente (www.programasemente.com.br) – Com uma abordagem moderna e inovadora, o Programa Semente está presente em escolas brasileiras contribuindo para o desenvolvimento socioemocional de alunos e educadores. A partir de um material escrito por professores, médicos e psicólogos, sua metodologia possibilita que sejam trabalhadas em sala de aula questões como sociabilidade, autoconhecimento, autocontrole, empatia e tomada de decisões, habilidades cada vez mais necessárias no mundo do trabalho.

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