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quinta-feira, dezembro 25, 2025
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Fãs do BTS em parceria com Blogs de Ciência da Unicamp e Fiocruz lançam campanha para doação de cestas básicas

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Para instigar participação dos internautas, foram deixadas três pistas: um emoji de panqueca, fazendo referência ao novo single do BTS, “Butter”, cujas primeiras prévias mostravam imagens deste alimento, a informação “8 anos”, que é há quanto tempo o grupo está em atividade, e a data 25 de maio, que marca o início do projeto.

Fãs do grupo musical sul-coreano BTS, chamados armys, já são mundialmente conhecidos por suas ações sociais e, no Brasil, chamam atenção com suas campanhas por causas diversas. Desta vez, a fã-base Army Help The Planet idealizou um novo projeto que o descreve como “o maior projeto brasileiro para ações filantrópicas” em homenagem ao septeto. A campanha atual, prevista para durar um mês, visa a fornecer cestas básicas a pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade.

Iniciado nesta terça-feira, dia 25, o financiamento coletivo tem o objetivo de arrecadar R$ 80 mil a serem destinados como beneficiário a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria de organizações com perfis de movimentos em prol da ciência, como Todos Pelas Vacinas, Observatório COVID 19 BR, Rede Análise COVID-19, Blogs Unicamp, União Pró-Vacina, Infovid, Pretty Much Science e Projeto Divulgar, além de outras fã-bases do BTS, como BTSPurpleBullet, BTSBrasil_on e WingsBrazilBTS. A partir das doações, o valor servirá para a aquisição dos alimentos.

Para participar, acesse o link da vaquinha online no site https://benfeitoria.com/ArmysContraFome 

Aliás, antes mesmo do início da campanha, já foi possível perceber esse apoio nas redes sociais. Visando despertar atenção para o projeto, os perfis no Twitter dessas organizações postaram, na última semana, uma brincadeira para seus seguidores que tentaram descobrir quais palavras complementariam uma expressão, sendo a primeira formada por cinco letras; a segunda, duas; e a terceira, quatro. 

Para instigar participação dos internautas, foram deixadas três pistas: um emoji de panqueca, fazendo referência ao novo single do BTS, “Butter”, cujas primeiras prévias mostravam imagens deste alimento, a informação “8 anos”, que é há quanto tempo o grupo está em atividade, e a data 25 de maio, que marca o início do projeto.

https://twitter.com/analise_covid19/status/1395178535682289666
https://twitter.com/ARMY_HTP/status/1395190325635862529

Uma vez que o ponto de partida da campanha foi deflagrado, o mistério da postagem pôde ser desfeito, e a mensagem revelada trata-se de “Basic To Save”, remetendo a cestas básicas, por serem os itens que serão doados, e a BTS, o grupo admirado pelas mentes por trás da iniciativa.

A fã-base Army Help The Planet (@ARMY_HTP) surgiu em agosto 2019, após áreas da Amazônia serem consumidas pelas chamas. Foi lançada assim sua primeira ação, que visou a contribuir para o reflorestamento. A partir de então, foram realizados projetos que vão desde o combate às queimadas no Pantanal em 2020 até a doação de cilindros de oxigênio para hospitais no Amazonas durante intensa crise provocada pela pandemia da Covid-19 no início de 2021. Seu mote é servir de conscientização social e ambiental para os armys, tendo como inspiração atitudes dos próprios integrantes do BTS.

“Os membros (RM, Jin, Suga, J-Hope, Jimin, V e Jungkook) realizam diversas atividades de filantropia, gerando uma boa influência sobre os seus fãs, denominados ARMY. Assim como os integrantes do BTS, o fandom ARMY passou a integrar diversos tipos de ações filantrópicas, como meio de utilizar seu engajamento para causas na sociedade”, afirma a fã-base responsável pela campanha.

A nível global, fãs do BTS já repercutiram pela web por suas condutas em prol de grandes causas, como a vez em que arrecadou US$ 1 milhão em praticamente um dia para o Black Lives Matter após o próprio grupo, junto com sua gravadora, terem doado a mesma quantia. Ainda em 2020, com o cancelamento de shows presenciais, armys sul-coreanos doaram o valor do reembolso do ingresso para uma instituição no combate à Covid-19 em seu país. Outra conduta que chamou atenção foi a criação de uma fã-base para custear a fiança de armys presos em protestos de movimentos sociopolíticos.

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