27.9 C
Campinas
quinta-feira, novembro 21, 2024

Flores comestíveis são usadas em pratos principais

Data:

As flores comestíveis, utilizadas na culinária de diversas maneiras, estão deixando de ser decoração e vem ganhando seu espaço nos pratos de entrada e especialmente nos pratos principais. Elas se tornam um complemento leve para a refeição, já que a cada 100g de pétalas tem, aproximadamente, 40 calorias. Essas flores são ricas em mineiras, como o ferro e potássio, e também em vitaminas A e C, que reforçam as defesas do organismo.

O cultivo das flores comestíveis precisa ser sem uso de materias químicos ou pesticidas, que são prejudiciais a saúde, ou seja, flores vendidas em floriculturas não são favoráveis ao consumo, além disso nem todas podem ser ingeridas, algumas espécies contêm princípios tóxicos. As flores mais comuns para o consumo são: petálas de rosa, viola, amor-perfeito, lavanda, dente-de-leão, flor da curgete, calêndula e flores de cebolinha e do alho.

Para a preparação das flores comestíveis, é preciso lembrar que, não se pode lavar, muito menos limpar as poeiras com pincel ou pano úmido, e as flores podem ser consumidas temperadas ou não, cruas ou cozinhadas. Normalmente somente as pétalas são comestíveis, então é necessário tirar os pistilos e estames.

Receita

Aprenda a fazer um Risoto de abóboras com pétalas de rosa e papoula, é uma culinária simples e popular, que rende quatro porções.

Ingredientes:

50g de grana padano ralado
6 colheres de sopa de manteiga 
320g de arroz arbório
300g de abóbora moranga
1 colher de chá de sementes de papoula
1,2 litros de caldo de legumes
1 colher de sopa de cebola picada
4 colheres de chá de azeite extra virgem
1 xícara de chá de vinho branco
quanto baste de sal
quanto baste de pimenta-do-reino branca
4 gotas de essência de rosas
1 xícara de chá de pétalas de rosa comestíveis

Modo de preparo:

Em uma panela, aqueça o azeite e doure a cebola. Junte a abóbora cortada em cubos e deixe-a dourar, (refogue por aproximadamente 2 minutos). Misture o arroz e deixe tostar alguns minutos. Adicione o vinho e deixe-o evaporar em fogo alto.

Vá juntando aos poucos o caldo de carne (ou de legumes) a quase um ponto de fervura. Quando faltarem 2 minutos para o final, acrescente as pétalas de rosas, a papoula e 3 ou 4 gotas de água de rosas. Adicione o restante da manteiga e o parmesão. Misture.

Sirva em pratos individuais com algumas pétalas de rosas e uma polvilhada de papoula por cima, no meio do prato. Uma das fases mais importantes de um risoto é sem duvida a tostatura, ou seja, deixar a fogo vivo e em contato direto o arroz com o calor para selar os grãos. Isto evita ter um risoto muito coloso (com muito amido).

O ponto certo de qualquer risoto é quando este atinge a cremosidade ideal. É chamado allonda, atingido durante a finalização ao se acrescentar a manteiga e o queijo parmesão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Pratos e temperos secretos criarão sensações únicas no 2º Festival Gastronômico da Montanha

Faltam poucas semanas para o início do 2º Festival...

1º Festival Gastronômico Sabores da Praia reunirá os melhores e mais conceituados chefs de Ilhabela

O 1º Festival Gastronômico Sabores da Praia – Edição...

Em dezembro, Sabores de Indaiá pela primeira vez em Indaiatuba

O modelo de Feira Gastronômica de Rua chegou forte no Brasil,...

Projeto Cozinha-Escola forma a primeira turma de gastronomia da parceria entre Ceasa, ISA e PUC-Campinas

Dezessete moradores da região do Parque Shalon receberam seus...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363