A Guarda Municipal de Campinas (GMC) ganhará uma nova sede a partir de 2019. O endereço será o prédio da antiga Guarda Noturna, na Vila São José. O anúncio foi feito durante a solenidade de comemoração aos 21 anos da Guarda, realizada nesta segunda-feira, dia 16 de julho.
A cerimônia foi realizada no antigo prédio da Guarda Noturna. No local, funcionará a futura sede da GM em um espaço de 3.100 metros quadrados. A previsão é que a mudança seja realizada até o início de 2019 e traga uma economia de cerca de R$ 360 mil por ano para a Secretaria de Segurança. Após a reforma, irão inicialmente para o prédio a sede da corporação, o comando da guarda e as superintendências da GM. “Esse também é um patrimônio histórico em relação aos serviços prestados pela Guarda Noturna iniciada pela Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic)”, destacou Baggio.
A Banda da GMC se apresentou pela primeira vez durante a comemoração dos 21 anos da corporação. Criada pela Lei 043, de 2012, a banda está sendo formada agora. Segundo Frizzarin, é composta por pessoas de diversos segmentos da Guarda, tanto da área administrativa quanto operacional. “Todos têm se esforçado e fizeram uma brilhante apresentação.” A regência foi do maestro Wilson Domingos Dias, trompetista da Orquestra Sinfônica de Campinas, que voluntariamente realiza o trabalho de maestro.
A GMC foi criada em 6 de junho de 1991 (lei nº 6.497) e seu aniversário é comemorado em 14 de julho. Neste dia, em 1997, se formou a 1ª turma de GMs, com 190 recrutas, que iniciou os trabalhos da corporação.
Participaram do evento, secretários municipais de Campinas, presidentes de autarquias, representantes do exército e da Polícia Federal, Militar e Civil, além de autoridades legislativas, representantes de conselhos de segurança e de associações de bairro.
Dados da Guarda Municipal de Campinas
A atuação da GMC é uma referência para a comunidade da cidade e da região. Nestes 21 anos, a GM evoluiu e hoje é considerada uma das mais bem preparadas do país.
Atualmente, há 720 guardas municipais na corporação: 151 mulheres e 569 homens. A Guarda conta hoje com uma estrutura de oito bases operacionais e uma base administrativa. A frota possui 85 viaturas, além de motos, bicicletas e micro-ônibus com câmeras.
Homenagens da cerimônia
Foram realizadas entregas de duas homenagens para convidados:
A “Medalha e Diploma de Honra ao Mérito” da GMC tem a finalidade de destacar e valorizar profissionais da corporação e foi entregue ao GMs Christopher Alan Tuckmantel, Guilherme Augusto da Costa Pires e Hualace Duarte de Souza.
A escolha foi feita pela secretaria entre as ocorrências de maior destaque da corporação, no período de junho/17 a maio/18. Eles foram homenageados pela ocorrência registrada em 26 de dezembro de 2017, quando a equipe atendeu uma solicitação para averiguar um crime de extorsão mediante sequestro a uma comerciante do Mercado Municipal. Os GMs conseguiram abordar os suspeitos. Durante a ação, um dos guardas foi tomado como refém. A equipe tentou uma negociação, mas não houve sucesso. Para salvar a vida, o GM Christopher, que estava de refém, reagiu e baleou o suspeito, que foi socorrido mas morreu.
Durante o evento, também foi entregue o “Diploma de Amigo da Guarda Municipal” para homenagear personalidades que contribuem com a Guarda. Foram homenageadas 20 pessoas.