Presidente convoca encontro no Planalto para alinhar prioridades do semestre e tentar consolidar recuperação de popularidade
Sandra Venancio – Foto Fabio Rodrigues Pozzebom/Agencia Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reúne seus 38 ministros nesta terça-feira (26/8), no Palácio do Planalto, em uma reunião ministerial para alinhar metas e prioridades do governo no segundo semestre. O encontro ocorre em meio a uma recuperação na popularidade de Lula, que, segundo a pesquisa Genial/Quaest, alcançou 46% de aprovação após duas altas consecutivas, embora a desaprovação ainda seja maior (51%).
>> Siga o canal do Jornal Local no WhatsApp
Entre os temas em debate estão o tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a proposta de regulamentação das big techs no Brasil e a isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil, promessa de campanha ainda em análise no Congresso. O governo também busca reforçar medidas voltadas à classe média e aos mais pobres, com atenção ao impacto eleitoral de 2026.
Na reunião, Lula fará a fala inicial e depois dará espaço para que ministros apresentem balanços das ações realizadas nos últimos anos e as entregas previstas até 2026. Apesar de conquistas como o programa de redução das filas do SUS e a saída do Brasil do Mapa da Fome, a cobrança interna é por mais avanços em áreas sensíveis, especialmente na economia.
O encontro é visto como tentativa de reorganizar a narrativa governista diante do cenário internacional adverso e do desafio de manter a confiança do eleitorado até o próximo ciclo eleitoral.
Outros ministros também devem apresentar relatórios setoriais, em uma reunião que deve se estender ao longo de todo o dia.