A Prefeitura de Campinas apoiou o Corpo de Bombeiros nesta quinta-feira, 12 de setembro, em mais um dia de combate a incêndios nos distritos de Joaquim Egídio e Sousas. Agentes da Defesa Civil atuaram na região, que fica no limite entre Campinas, Itatiba e Morungaba, para conter focos de incêndio que atingem a região desde segunda-feira, dia 9.
A força-tarefa também é composta pela Secretaria de Serviços Públicos e da Sanasa, que apoiam a operação com homens e maquinários. Dois helicópteros, o Águia, da Polícia Militar, e outro contratado por fazendeiro da região, também auxiliam a apagar focos em locais de difícil acesso.
Na madrugada desta quinta-feira, também houve operação de combate a incêndio na Fazenda Formosa, na área da Estrada Sousas-Pedreira. O incêndio foi controlado pelo Corpo de Bombeiros, com apoio da Defesa Civil, da subprefeitura de Sousas e de funcionários da fazenda.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, o trabalho de combate aos focos de incêndio tem sido realizado de maneira integrada entre diversos órgãos, sob a coordenação do Corpo de Bombeiros. As equipes da Prefeitura voltam ao trabalho amanhã cedo para continuar a auxiliar a corporação, mas segue à disposição do Corpo de Bombeiros durante a noite, para o caso de haver algum desdobramento.
Furtado destacou que a maior preocupação no momento tem sido com Itatiba e Morungaba. “Temos uma grande apreensão com os focos de incêndio que ainda persistem em Campinas, mas o foco maior está localizado nos municípios vizinhos”, afirmou.
Aceiros e estradas de terra
Somente nesta quinta-feira, segundo a subprefeitura de Joaquim Egídio a equipe conseguiu fazer cerca de 20 aceiros e 4km de estradas de terra para acesso dos bombeiros e de voluntários. O Corpo de Bombeiros tem atuado em diferentes frentes e, embora ainda haja alguns focos na área de Campinas, onde as equipes trabalharam fortemente, o controle já está pré-estabelecido na região.
“O fogo, por conta do vento, se espalhou pelos demais municípios. Está descendo para a região de Morungaba e municípios da vizinhança. Nós estamos no combate, tanto por solo quanto aéreo, com apoio do helicóptero Águia da Polícia Militar”, afirmou o primeiro-tenente Bruno Sanches de Oliveira, do 19º Grupamento de Bombeiros. A corporação também agradeceu o apoio dos órgãos municipais, como a Defesa Civil que está atuando com a parte logística e com o controle da situação.