20.9 C
Campinas
segunda-feira, abril 13, 2026
spot_img

Pressão indígena por demarcação marca início do Acampamento Terra Livre em Brasília

Data:

Mais de 6 mil indígenas de todo o país se mobilizam na capital federal e aguardam presença do presidente para discutir regularização de terras e segurança nas aldeias

Estão programadas duas marchas nesta semana em Brasília. Foto Valter Campanatto/Agencia Brasil

<OUÇA A REPORTAGEM>

Lideranças indígenas iniciaram nesta semana, em Brasília, a 22ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL), com expectativa de reunir mais de 6 mil participantes de todas as regiões do país e pressionar o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva por avanços na demarcação de terras. O evento ocorre no Eixo Monumental e deve incluir reuniões com autoridades, marchas até a Praça dos Três Poderes e articulações políticas ao longo da semana.

<Siga o canal do Jornal Local no WhatsApp

Coordenador da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, Kleber Karipuna confirmou que há diálogo com o governo federal para viabilizar a visita de Lula ao acampamento. Segundo ele, a expectativa é obter respostas concretas sobre medidas que ainda podem ser implementadas em 2026. “Para que a gente possa ouvir o que podemos esperar do governo ainda neste ano, em todas as ações e pautas possíveis para o movimento indígena”, afirmou.

Demarcação e pressão política

As lideranças indígenas defendem a aceleração de processos que, segundo a APIB, já contam com respaldo técnico, jurídico e administrativo. Um documento entregue ao governo antes da COP30 lista 107 terras consideradas aptas para regularização. Destas, ao menos 76 estariam prontas para homologação presidencial e outras 34 dependem de portaria do Ministério da Justiça.

Karipuna aponta que, apesar da homologação de 20 terras nos últimos anos — totalizando cerca de 2,2 milhões de hectares — o avanço ainda é insuficiente diante do passivo histórico. A articulação indígena propõe que o país assuma o compromisso de garantir 58 milhões de hectares em até cinco anos, incluindo proteção territorial e posse definitiva.

Violência e vulnerabilidade

Outro eixo central do ATL é o aumento da violência contra comunidades indígenas, especialmente mulheres. A coordenadora da Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul (Arpin-Sul), Luana Kayngang, relatou um cenário de crescente vulnerabilidade. “Não tem sido tão fácil esse cenário que a gente vem vivenciando”, disse, ao destacar ataques externos às aldeias.

Representantes regionais também apontaram dificuldades logísticas. Segundo Paulo Tupinambá, coordenador de articulação no Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo, as delegações chegaram a Brasília sem apoio financeiro público, custeando o transporte por conta própria — um indicativo das limitações estruturais enfrentadas pelo movimento.

Mobilização e agenda política

Estão previstas duas marchas durante o evento: a primeira ocorreu nesta terça-feira (7), com saída às 9h, e a segunda será na quinta-feira (9), às 14h. Os atos devem reunir lideranças indígenas e parlamentares, entre eles a deputada Célia Xakriabá, além de representantes do Executivo.

Com o lema “Demarca Lula: Brasil soberano é terra indígena demarcada e protegida”, o movimento busca pressionar o governo federal em um momento estratégico, em que o país também enfrenta compromissos internacionais relacionados à pauta ambiental e climática.

Posição do governo

Em nota, o Ministério dos Povos Indígenas destacou que a criação da pasta, em 2023, representou uma mudança estrutural na política indigenista brasileira, ao incluir lideranças indígenas em cargos de decisão. Segundo o governo, houve recuperação de políticas públicas e retomada de direitos considerados fragilizados na década anterior.

A gestão federal também ressalta que as homologações realizadas até agora são parte de um processo gradual, que depende de trâmites legais e administrativos. Ainda assim, o ritmo das demarcações permanece como principal ponto de tensão entre o governo e o movimento indígena, que cobra maior celeridade e cumprimento de compromissos assumidos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Bolsonarista foragido por atos de 8 de janeiro é preso por imigração nos EUA

Empresário investigado por participação em atos antidemocráticos no Brasil...

Vídeos com IA elevam alerta sobre desinformação na pré-campanha de Flavio Bolsonaro

Publicações envolvendo Flávio Bolsonaro e conteúdos falsos levam PT...

Delegado da PF envolvido em furto em shopping já arquivou investigação contra Flávio Bolsonaro

Episódio em Recife reacende questionamentos sobre atuação de Erick...

Haddad sinaliza aliança com agro e critica gestão Tarcísio em pré-campanha ao governo de SP

Em entrevista, Fernando Haddad (PT) busca ampliar base eleitoral,...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade