18.9 C
Campinas
sexta-feira, setembro 20, 2024

Médicos cubanos reforçam o atendimento em Sousas

Data:

O ‘Programa Mais Médicos’ lançado em 8 de julho de 2013 pelo Governo Dilma, tem como objetivo suprir a carência de médicos nos municípios do interior e também das periferias das cidades do Brasil. O Programa propõe melhorias do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) com investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde.

No Centro de Saúde de Sousas, três médicos cubanos começaram a fazer parte da equipe, sendo muito bem recebidos pelos funcionários e pela população. “Esses profissionais são especializados, competentes e ajudam no atendimento à comunidade. Cuba tem uma das maiores medicinas do mundo, e profissionais comprometidos com a saúde da população. Eles são formados em saúde da família, têm noções de emergência, e também no atendimento de atenção primária. O Dr. Rafael Parra é cirurgião cardíaco, e atua há 12 anos na medicina. Já o Dr. Francisco García é especializado em cardiologia com mais de 10 anos de formação. Nas especialidades clínicas, o Dr. Ismael Alba está na área há mais de seis anos no atendimento geral”, relata Dr. Tarcísio Rabello, Clínico Geral.

Questionados pela reportagem do Jornal Local, sobre a importância do Programa do Governo Federal, os médicos disseram que vieram trabalhar no Brasil devido à pobreza de seu país, segundo afirmou o Dr. Francisco. “Cuba é um país muito pobre, mas mesmo com toda pobreza, oferece ao mundo o que eles tem de melhor: a saúde. E hoje, os médicos cubanos estão presentes no atendimento em mais de 70 países, incluindo a África”.

Os três médicos que chegaram a Sousas, já trabalharam em vários países, inclusive a Venezuela, e aprovam o ‘Programa Mais Médicos’ pois tem oportunidades de conhecer outros lugares.

Os médicos cubanos recebem do Ministério da Saúde um salário de dez mil reais, sendo que mil reais são remetidos à suas famílias, e seis mil reais são repassados ao Governo de Cuba, para manter a saúde local, e também auxiliar na alimentação da população. Além deste salário, os médicos também recebem da Prefeitura de Campinas, dois mil e trezentos reais como ajuda de custo.

O Programa
Iniciou-se com o formato de “importação” de médicos de outros países, e foi alvo de severas críticas de associações representativas da categoria, sociedade civil e também do Ministério Público do Trabalho. As vagas iniciais foram oferecidas prioritariamente a médicos brasileiros, e como não foram preenchidas, passaram a serem oferecidas a médicos estrangeiros.

Muitos cubanos vieram para o Brasil, e hoje houve um aumento de 80 milhões de consultas em todo o País. Mais de quatro mil municípios, cujos prefeitos são de partidos variados, aderiram ao programa, e a população aprovou com entusiasmo, pois estão sentindo as mudanças no atendimento de saúde.

Mais Médicos em Campinas
O Programa já impacta na assistência à população dos municípios da região paulista de Campinas. Levantamento feito pelo Ministério da Saúde nas 64 cidades da região que participam do programa aponta significativo aumento no número de consultas para atendimento de diabéticos, doença que exige acompanhamento regular na Atenção Básica.

Além de aumentar o número de atendimentos a pessoas com diabetes, o Mais Médicos também promoveu o aumento dos atendimentos de pré-natal em 23,4% – passaram de 3.652 em janeiro de 2013, para 4.505 em janeiro deste ano. Também cresceu o atendimento de pacientes hipertensos, que aumentou em 17,9% no mesmo período (de 11.405 para 13.446).

Os impactos do Programa no estado foram apresentados pelo Ministro da Saúde, Arthur Chioro, na sexta-feira (13), em Campinas, durante o Seminário Mais Médicos para o Brasil, Mais Saúde para os Brasileiros. O evento reuniu prefeitos e secretários de saúde dos municípios de 64 municípios próximos a Campinas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Vírus zika pode voltar a se replicar após recuperação, aponta estudo

Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Rio...

Febre Oropouche tem dez casos confirmados no Rio

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio recebeu nessa...

CS São Domingos inaugura unidade do projeto Farmácias Vivas

VivasProjeto promove o cultivo de ervas medicinais no tratamento...

Ministério da Saúde prepara pesquisa para avaliar sequelas da covid-19

O Ministério da Saúde iniciou nesta segunda-feira (11) a...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363