A Secretaria Municipal de Saúde de Campinas confirmou no dia 11 de abril a quarta morte na cidade por meningite. A vítima é uma mulher com 30 anos, moradora do distrito de Sousas, estava internada no Hospital Vera Cruz, foi internada com muita diarreia e faleceu no dia 9 de abril. Como prevenção, a família da vítima recebeu bloqueios com medicamentos.
Em 2010, Campinas registrou 39 casos de doença meningocócica, com 11 óbitos, sendo que 21 casos foram do tipo C. Em 2009, foram 38 casos, com oito óbitos. Atualmente, em todo Brasil o predomínio é do sorogrupo C e representa 75% dos casos de doença meningocócica.
Em 2011, já foram registrados nove casos da doença. Até agora, quatro pessoas morreram. O tipo de meningite da vítima moradora do distrito ainda não foi divulgado.
A meningite
A meningite é uma inflamação das membranas que recobrem e protegem o sistema nervoso central, as meninges. A meningite pode ser de origem viral, bacteriana, por fungos e por protozoários. Entre os sintomas estão febre, dor de cabeça, dor nas costas, vômito, rigidez na nuca. Em bebês causa irritabilidade, choro em excesso, febre e letargia. Em geral de evolução rápida e fulminante.





