Sousas agora ganha um reduto permanente do boxe, comandado pelo ex-pugilista Elias Barbosa, ou mestre Barbosa, como é conhecido. Famoso por suas grandes lutas o mestre agora divide suas vitórias formando atletas profissionais, no Centro de Treinamento Bravo, localizado na Rua dos Expedicionários.
Barbosa começou a treinar com 16 anos e aos 20 já estava participando de torneios e campeonatos. Hoje aos 52 anos, ele ensina e incentiva mais de 50 alunos, que se apaixonaram pela prática do Boxe.
Em sua trajetória, Barbosa ficou por mais de 10 anos no Clube Atlético, onde conquistou vários títulos. No auge da carreira participou dos Jogos Abertos de 93 a 96. A partir daí, conquistou várias medalhas no Campeonato Paulista, disputando de quatro a cinco lutas para chegar a final.
Em 2000, o mestre encerra sua carreira de pugilista e se dedica a ensinar e formar alunos competidores. Credenciado pelo Conselho Nacional de Boxe, Barbosa tem a patente para formar atletas profissionais de competição, sendo o único professor titular e federado no Brasil.
Ao longo dos tempos, o boxe deixou de ser visto como esporte de combate e sim de competição. A prática do boxe sofreu muita discriminação pois era associada a agressividade, a pessoa violenta. Mas, hoje o boxe está em alta no Brasil, com nomes de grandes campeões mundiais, boxeadores inesquecíveis, como Eder Jofre, Acelino “Popó” Freitas, Miguel de Oliveira, entre vários outros.
O boxe foi integrado ao Programa Olímpico dos Jogos da Era Moderna em Saint Louis 1904, na época somente os homens podiam participar. A competição feminina passou ser disputada somente a partir de Londres em 2012. Em Paris 2024, serão seis categorias no feminino e sete no masculino, mas com o mesmo número de atletas (124) de cada gênero.







Segundo o mestre Barbosa, a prática do boxe traz uma série de benefícios para praticantes. Por ser considerado um esporte de autodefesa, ele é indicado para todas as pessoas, independente do sexo, ou seja, tanto homens quanto mulheres. Para as crianças, o boxe pode ser praticado a partir de 10 anos de idade. ”Para as crianças é ótimo, pois tira do sedentarismo do celular e das más companhias”, afirma,
Para os adultos, Barbosa criou uma metodologia própria, pois os treinamentos são direcionados para as necessidades dos alunos. “Se o aluno quer perder peso nós criamos um programa de treinamento específico para isso. Agora, se ele quer competir, os treinos se intensificam”, conta o treinador.
Erica da Silva é uma das atletas formada por Barbosa. Ela vai disputar, no dia 6 e 7 de julho, em São Paulo, o Torneio profissionalizante, na categoria mini mosca AIVA e OrgBox.
Erica é campeã do Boxe da Comunidade e várias modalidades. “Essa competição é muito importante, pois 18 equipes disputaram o título, e a Erica foi a vencedora. Espero que ela faça uma boa apresentação em São Paulo”, diz o treinador emocionado. Além da Erica, temos competidores, como o Odilon que veio do Maranhão exclusivamente para o boxe e está ganhando várias lutas na categoria amador”, diz o treinador.
Hoje o Centro de Treinamento Bravo conta com atletas profissionais e amadores. O aluno de competição tem dias e treinos específicos para possam fazer o trabalho com acompanhamento diferenciado.
Defesa pessoal
Nesse caso, o atleta precisa de uma preparação mental e conter ações compulsivas, principalmente no trânsito. “Liberamos endorfina e eu não ensino o aluno a usar o boxe como arma de luta ou briga. Se ele precisar se defender, quando provocado, precisa ter controle e não partir para a agressão física. Na autodefesa é agir com naturalidade e ter ampla visão dos movimentos do agressor, como reflexão e adquirir percepção maior da qualquer outra pessoa, desenvolvendo reflexo e cuidado para tomar atitude correta”, explica o treinador.
O ringue
O ringue é a 3ª fase do estágio de treinamento. Primeiro vem a preparação e treinamento fora do ringue. A segunda etapa envolve movimentação, treino mais pesado, mais carga de treino. O aluno também aprende para que serve cada golpe e, a partir daí, começa a ter movimentação, aplicar golpes e se defender.
Barbosa já formou vários professores e criou uma metodologia própria como se fosse uma espécie de graduação e nível, o que no boxe não existe.
Benefícios do Boxe
Entre tantos benefícios, o primeiro é a melhora da capacidade física, como por exemplo, a força, a velocidade, a resistência e a flexibilidade, essenciais não só para o esporte em si, mas para diversos movimentos realizados durante a própria rotina.
Sem contar que é um esporte que ajuda a trabalhar diversos músculos ao mesmo tempo, como abdômen, braços e pernas, isso porque o corpo fica em movimento o tempo todo durante as aulas, contribuindo também para quem deseja reduzir a gordura corporal.
O Boxe proporciona muitos atrativos, como defesa pessoal; condicionamento físico, trabalha diversas atividades como correr e pular corda, que ajudam a perder peso e ganhar resistência e reduz o estresse. E por último a prática do Boxe melhora a autoestima com uma definição muscular, emagrecimento e consciência corporal. Os alunos que treinam Boxe com regularidade enxergam melhorias em seu corpo e na qualidade de vida, ganhando mais confiança para fazer qualquer coisa.
Hoje o Centro de Treinamento Bravo recebe patrocínio da Zip Tour
Serviço
Centro de Treinamento Bravo.
Rua dos Expedicionários, 446 – Sousas
De segunda a sexta das 8h às 11h e das 16h às 21h e aos sábados das 9h às 12h
Contato 9 9950-6343