20.9 C
Campinas
sexta-feira, setembro 20, 2024

Monsenhor Roberto deixa a Igreja de Sant´Ana

Data:

 

O Monsenhor Roberto Lourenço Fransolin deixará Sousas, após sete anos coordenando as atividades paroquiais do distrito. Ele sai por causa dos cargos, de ecônomo e procurador geral da arquidiocese de Campinas, que ocupa.

Monsenhor Roberto deixará a Paróquia de Santana no dia 16 de janeiro e assumirá a de São Paulo Apóstolo, próximo à fonte São Paulo, no dia 30. Para o seu lugar virá o Padre Paulo Roberto Emiliano, que assume a paróquia do distrito no dia 1º de fevereiro. Ele se sente honrado pelos sete anos que passou no distrito: “Sou muito pequeno para o tamanho da fé do povo de Sousas”, disse.  A comunidade eclesiástica de Santana conta com dois mil devotos.

Entre as conquistas, o tempo que ficou à frente da paróquia sousense, Monsenhor Roberto terminou a construção da Igreja Santo Antônio, reformou a Matriz Santana e a Capela São Sebastião. Ele também vendeu a antiga Casa Paroquial, comprou uma nova no Parque Jatibaia e trocou os carros eclesiásticos.

Outra atividade que ele acredita ter desempenhado bem foi a organização da Festa de  Santa´Ana. Segundo o Monsenhor, uma boa equipe foi formada e não haverá problemas na organização dos futuros eventos, mesmo sem sua coordenação.

Mesmo com grandes feitos, Monsenhor Roberto não sai totalmente satisfeito da paróquia. Ele não conseguiu realizar seu sonho de construir uma nova matriz e deixa essa missão para o Padre Paulo Roberto Emiliano. Alguns terrenos chegaram a ser visitados e existe um que está em observação. Monsenhor Roberto quer algo em torno de um alqueire.

Para ele, outra difícil tarefa que o Padre Paulo Roberto Emiliano encontrará em Sousas será a sustentabilidade financeira. Segundo o Monsenhor, é preciso criar na Paróquia de Santana a “pastoral do dízimo”, uma vez que apenas os mais pobres e os aposentados contribuem com a igreja. Ele lamenta que com tantos condomínios fechados na região não haja a mobilização dos moradores nesse sentido.

Em sua nova empreitada, Monsenhor Roberto não cuidará só da parte administrativa. Ele também trabalhará com gerenciamento de ONG´s e campanhas beneficentes. Caberá a ele, também, cuidar dos arquivos digitalizados da Igreja Católica em Campinas e da memória da religião na cidade. A organização das festas de Corpus Christie e Nossa Senhora da Aparecida em toda a arquidiocese campineira também é de responsabilidade do Monsenhor.

Quanto ao Distrito, caberá só a saudades: “Sou muito grato ao povo de Sousas, agradeço por ter vivido todo esse tempo com essa comunidade local e saio feliz para minha nova jornada”.

Capela São Sebastião

 

A capela São Sebastião passou por reformas interna e externa e foi deixada, segundo o Monsenhor Roberto, como a construção original de 1883. Nos dias 11 e 12 de dezembro ocorreu uma quermesse, em frente à capela, para comemorar a reinauguração.

A capacidade da Capela São Sebastião é de 50 pessoas e está disponível para a celebração de casamentos e batizados. A partir de janeiro, toda terça-feira, o Dr. Paulo Signorelli rezará um terço exclusivo para homens.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Governo brasileiro condena ataque aéreo israelense à escola de Al-Tabin, na cidade de Gaza

O governo brasileiro condena, nos mais fortes termos, novo...

Brasil adota reciprocidade e expulsa embaixadora da Nicarágua

O governo da Nicarágua expulsou o embaixador do Brasil...

Venezuela: opositores não apresentam atas à Justiça e questionam CNE

Dois dirigentes partidários que deram sustentação à candidatura de...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363