35.9 C
Campinas
sexta-feira, dezembro 26, 2025
spot_img

Mosquito da banana

Data:

A Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), vai realizar um estudo inédito para mapear a infestação do mosquito culicóide na região do Vale do Ribeira, em São Paulo. O objetivo é descobrir a origem da infestação e evitar que se espalhe para outras regiões do Estado.

Os culicóides, que são chamados popularmente de “maruim” ou “porvinha”, são insetos pequenos que têm sua proliferação ligada à cultura da banana, comum naquela região. Sua picada causa irritação na pele e incômodo. O culicóide também é vetor do vírus oropouche, causador de febre com o mesmo nome, mas que não foi registrada em São Paulo.

Desde a semana passada, uma equipa da Sucen realiza trabalhos nas cidades de Pedro de Toledo e Miracatu, origem das primeiras notificações de ataques, em 2007.

Equipados de aparelhos GPS, os técnicos vão definir as coordenadas dos pontos com maior infestação para, por satélite, descobrir as características destes lugares e definir estratégias de combate.

“Podemos descobrir o quão perto dos bananais estão estas pessoas afetadas e o sentido do vento daquela região, para descobrir se ele influencia na chegada destes animais em perímetro urbano”, afirmou o engenheiro de operações de campo da Sucen, Marcos da Silva.

Em análise preliminar, os pesquisadores consideram que a infestação possa ter ocorrido por algum desequilíbrio ambiental ou ainda a aparição de uma espécie nova do mosquito, variação da que já existia.

A orientação para os moradores de regiões afetadas é para que evitem deixar próximos às casas detritos orgânicos em decomposição, ideais para a proliferação do culicóide. A utilização de telas nas janelas e repelentes também é recomendada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Brasil tem quase 284 mil órfãos de pai ou mãe pela covid — vidas interrompidas deixam marcas em toda a infância

Estudo revela desigualdades regionais e alerta para impactos sociais...

Maior mutirão da história do SUS realiza mais de 34 mil atendimentos em um único dia

Ação “Ebserh em Ação – Agora Tem Especialistas” mobilizou...

Governo anuncia hospital inteligente 100% SUS no RS com investimento de R$ 1 bi

Unidade vai integrar maternidade, pediatria e centro obstétrico em...

Lentes dentais são a nova onda, mas como ter um visual natural?

Segundo dados da última Pesquisa Nacional de Saúde Bucal...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade