A Secretaria Municipal de Serviços Públicos concluiu a obra de troca de pavimento na avenida Anchieta, região central de Campinas, em 250 metros de faixa de ônibus. O serviço, de fresagem profunda, teve início dia 18 de setembro e estava previsto para ser finalizado na segunda-feira, 2 de outubro, mas foi concluído antes do previsto. Ficou pronta na semana passada e a via foi liberada ao tráfego.
O objetivo da obra foi fazer uma base reforçada e um novo pavimento, com mais resistência ao atrito e ao peso dos ônibus no asfalto e à umidade, por causa da proximidade com o córrego na região.
O trecho da avenida Anchieta que recebeu o novo pavimento fica entre as vias Major Solon e Dona Libânia, próximo à avenida Orosimbo Maia, no Centro.
Quando a obra começou, o então diretor interino do Departamento de Serviços Públicos, Matheus Meneguetti, disse que a previsão inicial era escavar 1,50 metro de profundidade do solo no trecho. “Durante o trabalho, encontramos uma base melhor do que esperávamos, bem sólida. Com 60 centímetros de escavação foi suficiente. Para o reforço da base foi feita a recomposição do solo com brita graduada tratada com cimento (BGTC) e RAP, a fresa do asfalto usinada e tratada, conhecida como asfalto reciclado. E por cima, a nova capa asfáltica”, explicou ele.
O pavimento reforçado foi feito no corredor de ônibus. Na faixa dos demais veículos, foi feito o recapeamento tradicional, com retirada de cerca de 30 centímetros da camada superficial e depois aplicação de nova massa.