19.1 C
Campinas
sábado, setembro 21, 2024

Oficinas de Graffiti acontecem em maio

Data:

As atividades são promovidas pelo Projeto Pacto Sustentável

 

            Estão abertas as inscrições para as Oficinas de Graffiti na Biblioteca Pública Distrital de Sousas “Guilherme de Almeida”. A ministrante do curso é Fernanda Sunega.

            A Oficina de Graffiti é uma atividade do Projeto Pacto Sustentável realizado através do Programa Juntos pela Educação em Tempo Integral do Instituto ARCOR Brasil.

            Os alunos conhecerão o histórico do graffiti desde seu surgimento até os dias atuais, entendendo, principalmente a distinção entre graffiti e pichação. Os participantes terão acesso a documentários e revistas e realizarão treino em papel antes de enfim grafitar o muro.

            As oficinas são direcionadas a crianças e adolescentes, com faixa etária de 10 a 16 anos, alunos das escolas, moradores de Sousas e região.

            Serão realizadas duas oficinas durante o ano de 2010, que acontecerão as terças feiras das 14h às 15h, com 15 alunos cada, sendo que a primeira terá início em maio.                    As inscrições são gratuitas e serão encerradas ao atingir o número máximo de 15 inscritos por oficina.

Período de inscrições: março e abril/2010

Início: maio/2010

Local: Biblioteca Pública Distrital de Sousas “Guilherme de Almeida”

Horário: de segunda a sexta-feira, das 9 às 12h e das 13:30h às 16:30h, ou pelo telefone 3258-4515

Graffiti x Pichação

Marcela Feriani

O graffiti é constantemente confundido com a pichação. Entretanto, apesar das raízes do graffiti estarem na pichação e as características de rebeldia influenciaram os dois movimentos, é possível diferenciá-los devido a, por exemplo, o uso da forma escrita de cada um.

Na Arte-graffiti a escrita é feita de forma estilizada, normalmente contendo frases críticas ao sistema, tendo técnica e conteúdo próprios. Já no caso da pichação a escrita geralmente é composta por uma única cor e a “marca registrada” ou a “assinatura” do autor. No graffiti a função da escrita é de reforço à imagem visual, quase sempre em forma de protesto.

            Outra diferença consiste no fato de que a pichação é ligada ao vandalismo, à adrenalina e a ilegalidade. Diferente do graffiti, que normalmente é feito com autorização prévia.

            Dessa forma o graffiti pode ser considerado uma evolução da pichação, já que com a popularização dos “rabiscos” surgiu a necessidade de diferenciação entre um autor e outro, utilizando mais cores, imagens, tudo que fosse possível pra marcar e chamar atenção para o que aquela ilustração representava.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Roda de samba com protagonismo feminino chega a Campinas nos dias 28 e 30 de setembro

Nesta semana, na quinta-feira, 28 de setembro, e no...

Orquesta Anelo encerra mês da Música e Meio Ambiente com apresentação gratuita em Campinas, dia 30

A Orquestra Anelo faz apresentação especial e gratuita no...

Artistas campineiros estreiam em turnê no Centro Cultural Casarão na quinta, 28 de setembro

O Centro Cultural Casarão, tradicional espaço no distrito de...

Trio campineiro Retrato Brasileiro lança o álbum Confluências na sexta, 22 de setembro

O trio musical campineiro Retrato Brasileiro realiza o show...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363