Falha no sistema suspende pousos e decolagens e levanta suspeita de incêndio em centro de controle

Uma pane no controle de tráfego aéreo na região de São Paulo afetou operações no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, na manhã desta quinta-feira (9). Pousos e decolagens foram temporariamente suspensos e só começaram a ser retomados por volta das 10h, segundo a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos.
<Siga o canal do Jornal Local no WhatsApp
O problema também provocou reflexos em outros terminais do estado, incluindo o Aeroporto de Congonhas, o Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos e o Aeroporto Campo de Marte. Ainda não há confirmação oficial sobre o número de voos afetados.
Falha sob investigação
Informações preliminares indicam que um possível incêndio no Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste pode ter causado a pane. Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para atender a ocorrência.
A Força Aérea Brasileira, responsável pelo controle do tráfego aéreo no país, informou que ainda apura as causas do problema. A normalização das operações ocorre de forma gradual, enquanto autoridades monitoram os impactos no sistema aéreo da região.




