24.9 C
Campinas
quinta-feira, novembro 21, 2024

Pantanal: a natureza que é um verdadeiro espetáculo

Data:

Foto: Marcelo de Paula/divulgação Approach
Foto: Marcelo de Paula/divulgação Approach

O Pantanal é um dos destinos mais fascinantes do Brasil e por que não afirmar do planeta? A maior planície alagada do mundo oferece atrações que retratam a vida selvagem como ela é. A região é formada pela bacia do Rio Paraguai e pelas enchentes cíclicas de seus afluentes. Nos passeios terrestres ou pelo rio literalmente, os turistas têm acesso à fascinante flora e à exuberante fauna. O local, é o habit natural de onças, antas, tamanduás, jacarés, capivaras, cervos, além de aves exóticas como as araras e os tuiuiús – pássaro que simboliza o Pantanal.

Para quem não sabe, o Pantanal é dividido em NORTE E SUL. O norte abrange a capital Cuiabá (Mato Grosso) que dá acesso às cidades de Barão de Melgaço, Poconé e Cáceres. O Pantanal Sul fica em Campo Grande (Mato Grosso do Sul), que reúne às cidades de Aquidauana, Miranda, Corumbá e Porto Murtinho. Para conhecer o Pantanal é preciso passar protetor solar, repelente, bonés, chapéus e botas impermeáveis, além de vestir roupas leves e beber bastante líquido. Em todas as cidades é possível encontrar pousadas, hotéis fazenda, hotéis de ecoturismo que promovem as mais diversas atrações e passeios.

Bonito oferece diversos atrativos turísticos

A cidade de Bonito localiza-se no sudoeste do Estado de Mato Grosso do Sul e pode ser visitada em qualquer época do ano. Quem chega à região logo confirma que o nome tem tudo a ver com o cenário que é proporcionado pela natureza. Seus rios têm águas cristalinas repletos de peixes coloridos sem contar com suas grutas e cachoeiras que são um show a parte. O calcário, existente no solo de Bonito, é o grande responsável pela transparência das águas. A melhor forma de se aproveitar as belezas naturais é praticar o turismo de aventura. As atrações mais requisitadas são o mergulho em cavernas, observação da fauna subaquática e passeios por trilhas na mata. Lugares como as Grutas do Lago Azul e a Gruta do Mimoso, o Aquário Natural, os rios Sucuri, do Peixe, Formoso e da Prata, são os mais indicados.

Confira alguns atrativos turísticos de Bonito:

– Balneário Municipal;
– Balneário do Gordo;
– Balneário do Sol;
– Fazenda Segredo;
– Balneário Tarumã – Fazenda Lomba;
– Praia da Figueira;
– Ilha do padre;
– Boca da Onça Ecotur;
– Cachoeiras do Aquidaban;
– Cachoeiras do Rio do Peixe;
– Estância Mimosa Ecoturismo;
– Parque das Cachoeiras;
– Parque Ecológico Rio Formoso;
– Parque Ecológico Baía Bonita (Aquário Natural);
– Barra do Sucuri;
– Recanto Ecológico Rio da Prata;
– Rio Sucuri;
– Gruta do Lago Azul;
– Grutas de São Miguel;
– Buraco das Araras

Pantanal e Bonito são tão fascinantes que até ganharam documentários de um aventureiro

Depois de passar três meses percorrendo o Estado de Mato Grosso do Sul, filmando e fotografando a essência das belezas naturais do Pantanal entre as fazendas da região, a Estrada Parque, a Serra da Bodoquena e as cidades de Bonito, Corumbá, Jardim e Miranda, o fotógrafo e cineasta Marcelo de Paula criou o documentário “Pantanal no Ar”, resultado dessa emocionante expedição. Produzido pela Código Solar Produções – que tem como sócios Marcelo de Paula (direção, fotografia e roteiro) e Carla Mendes (produção e edição) -, com patrocínio da Agência Ar, a Prefeitura Municipal de Bonito, Sebrae Mato Grosso do Sul, a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul e apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, o longa-metragem de 87 minutos revela o entusiasmo de Marcelo de Paula pela região, um caso de amor que começou na década de 80, quando o cineasta atravessou todo o Estado, passando por Três Lagoas, Campo Grande, Miranda, Aquidauana, Corumbá e Ponta Porã, fazendo seus primeiros ensaios fotográficos. Marcelo também fez questão de produzir um documentário sobre a região de Bonito.

A gastronomia do Pantanal também é uma atração a parte

A famosa comida pantaneira é composta por peixes variados, como o pintado, dourado e pacu, mas os restaurantes locais também servem a piraputanga, que é sem espinhas e assada na brasa e que tem um sabor que chef de cozinha nenhum consegue botar defeito. O caldo de piranha, que é totalmente afrodisíaco, também desperta muita curiosidade entre os turistas. Existe também o prato mais exótico: regado à carne de jacaré, mas a carne bovina faz parte do tradicional churrasco pantaneiro.

Como chegar ao Pantanal Sul

Rodoviário

O acesso ao Pantanal Sul é feito a partir da capital Campo Grande.

O caminho às cidades de Aquidauana, Miranda e Corumbá é feito pela BR 262. Para chegar a Porto Murtinho, o acesso é feito a partir de Campo Grande, pela BR 262. Pegar a estrada de terra para Colonial Cascavel e Dois Irmãos do Buriti, seguindo por mais cerca de 140 km até chegar a BR 419. Entrar em uma estrada no sentido Guia Lopes de Laguna. Ao chegar em Jardim, entrar na BR 267 até Porto Murtinho.

Aéreo

O acesso aéreo é feito pelo aeroporto de Campo Grande que opera as principais companhias aéreas.

Distâncias

Aquidauana – Campo Grande: 148 km
Corumbá – Campo Grande: 440 km
Miranda – Campo Grande: 220 km
Porto Murtinho – Campo Grande: 460 km

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Justiça cobra ação de institutos contra o furto de bens patrimoniais

A Justiça Federal no Rio de Janeiro determinou, em...

“Eu Amo Sousas”é sucesso entre os turistas

O novo letreiro de Sousas, inaugurado em dezembro pela...

Louveira é representada em lançamento de programa turístico do Estado

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico,...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363