26.9 C
Campinas
quinta-feira, novembro 21, 2024

Plano Diretor 2016: semana temática começa nesta segunda-feira

Data:

plano-diretor-campinasA Prefeitura de Campinas, por intermédio da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Seplan), inicia nesta segunda-feira, dia 31 de outubro, a semana temática para discussão das propostas do Plano Diretor Estratégico 2016 com a população. Os dois primeiros temas a serem debatido serão Estruturação Urbana e Mobilidade. O encontro, aberto ao público em geral, terá a participação dos secretários municipais de Planejamento, Fernando Vaz Pupo, e de Transportes, José Carlos Barreiro.

Na terça-feira, dia 1º de novembro, o debate terá como tema Habitação e Meio Ambiente e, respectivamente, nos dias 3 e 4, Desenvolvimento Econômico e Inserção Metropolitana, Instrumentos Urbanísticos e Sistema de Planejamento e Gestão. Todas as reuniões serão no Salão Vermelho do Paço Municipal, sempre às 18h30.

No site https://planodiretor.campinas.sp.gov.br/ os interessados encontram uma apresentação com os princípios e conceitos que norteiam o Plano Diretor Estratégico 2016 – Apresentação resumida das propostas em elaboração ; o diagnóstico técnico que embasa o trabalho – Premissa e Princípios norteadores do Plano Diretor Estratégico e Diagnóstico Técnico ; e as propostas preliminares elaboradas pela equipe técnica – Diretrizes e Propostas em elaboração .

Com esse material, os interessados poderão verificar quais são as estratégias propostas para a nova estruturação urbana elaborada, como os polos de desenvolvimento, os projetos urbanos para a orla ferroviária, a proposta da nova divisão territorial com apenas três macrozonas e, entre outras questões, os instrumentos urbanísticos previstos.

Plano Diretor 2016

O Plano Diretor Estratégico 2016 está apoiado em três pilares – mescla de usos, cidade compacta e adensamento populacional ao longo dos eixos de transporte coletivo – que seguem os sete princípios norteadores do trabalho: direito à cidade, função social da cidade, função social da propriedade, desenvolvimento sustentável, acessibilidade, articulação do desenvolvimento regional e gestão democrática.

Um dos destaques é a utilização do conceito do Desenvolvimento Orientado pelo Transporte (DOT), estratégia que está sendo utilizada no mundo inteiro e que muda radicalmente o jeito de se pensar a cidade. O DOT visa estimular a ocupação compacta e com uso misto do solo, que propiciará redução nos deslocamentos e distâncias que poderão ser percorridas a pé pela proximidade à estações de transporte público. Desta forma, o poder público incentiva a presença da população no entorno dos eixos de transporte e, facilmente, as pessoas conseguirão se locomover para qualquer equipamento urbano na cidade.

Assim será possível controlar o espraiamento da malha urbana, e, desta forma, melhorar a rede de mobilidade, pois uma cidade mais densa, com um número maior de pessoas por metro quadrado, barateia a infraestrutura, garante melhor serviço do município, facilitando a ação do poder público que consegue se organizar e absorver o crescimento populacional levando a infraestrutura necessária acompanhando o desenvolvimento do local.

A ideia é qualificar o espaço público com proteção e recuperação ambiental, ampliar as oportunidades de emprego e o acesso à moradia o que, consequentemente, melhora a qualidade de vida da população. A estratégia é promover a diversidade de usos na cidade toda, a melhoria do desenho urbano com os projetos de intervenção na orla ferroviária que podem se estender para outras áreas do município, transformando os locais degradados em parques, bulevares, e ambiente para receber eventos culturais espalhados por toda a cidade.

Para garantir a aplicação desse novo conceito, todas as propostas estão interligadas. A ampliação de oportunidades de emprego, por exemplo, está conectada ao incentivo de usos referente à ciência e tecnologia, no entorno da Ciatec. Para a área do Aeroporto de Viracopos a equipe pensou em empresas de logística; no centro da cidade o incentivo ao comércio diversificado, e margeando as rodovias a proposta é ampliar zoneamentos voltados para usos industriais, atacadistas, para geração de mais empregos.

Tudo isso estruturado a partir das macrozonas agroambiental, de estruturação urbana e macrometropolitana, além das 17 áreas de planejamento e gestão, diretrizes viárias, linha de conectividade da fauna, zoneamento hídrico, habitação de interesse social, zonas de preservação do patrimônio histórico, entre outros itens.

Semana Temática

Horário: 18h30

Local: Salão Vermelho do Paço Municipal

Endereço: Avenida Anchieta, 200 – Centro

Informações: www.planodiretor.campinas.sp.gov.br

31 de outubro – Estruturação Urbana e Mobilidade

Participação: Fernando Vaz Pupo (Seplan) e José Carlos Barreiro (Setransp/Emdec)

1º de novembro – Habitação e Meio Ambiente

Participação: Fernando Vaz Pupo (Seplan) e Ana Maria M. Amoroso (Sehab/Cohab) e Rogério Menezes (SVDS)

3 de novembro – Instrumentos Urbanísticos e Sistema de Planejamento e Gestão

Participação: Fernando Vaz Pupo (Seplan) e Carlos Augusto Santoro (Semurb)

4 de novembro – Desenvolvimento Econômico e Inserção Metropolitana

Participação: Fernando Vaz Pupo (Seplan) e Samuel Ribeiro Rossilho (SMDEST).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Saúde entrega para unidades básicas vacina contra Covid-19

A Secretaria de Saúde de Campinas iniciou nesta quarta-feira,...

Bem-Estar Animal realiza 2ª feira de adoção de cães e gatos na Lagoa do Taquaral

Evento ocorre no próximo domingo, 23, no portão 1...

Três linhas de ônibus terão trajetos alterados a partir de segunda, 27

Os usuários do transporte público coletivo que utilizam as...

MPSP obtém liminar para que Campinas elabore planos de manejo para três unidades de conservação

No dia 14 de novembro, a Promotoria de Justiça...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363