A ponte de concreto sobre o Rio Atibaia foi construída em 1940, a justificativa de construção se deu em função ao acesso ao comércio e comunidade local. Era a única ponte que permitia o fluxo de veículos sobre o Rio Atibaia na ligação de Sousas e Joaquim Egídio à Campinas. Devido a demanda de veículos e pedestres a ponte Adhemar de Barros passa por reforma.
A estrutura da ponte continuará a mesma, mas na passagem de pedestre foi trocado o piso, que conta com uma chapa de aço xadrez, antiderrapante. O afastamento do guarda corpo em uma das laterais estreitou a passagem de pedestres, a proposta é evitar colisões de veículos e troca de madeiramento com frequência.
“Infelizmente a madeira não aguenta sol e chuva e precisa ser trocada com frequência. Hoje existe muita dificuldade em achar madeira nobre e resistente, além de não ser ecologicamente correto”, explica o engenheiro Rudolf Paternost, responsável pela obra.
O projeto conta ainda com iluminação especial, aumentando a segurança e beleza do local, valorizando a paisagem do Rio Atibaia.
“A importância histórica que ela tem nos impele a dar a melhor manutenção possível e a reformá-la para que as pessoas que a utilizam a usufruam de forma segura e permanente”, diz o diretor da macrozona leste Vinícius Gratti.
Desde sua construção, a ponte Adhemar de Barros tornou-se a principal via de acesso, para veículos motorizados, existente na ligação dos distritos de Sousas e Joaquim Egídio à Campinas.
A Ponte foi tombada pelo CONDEPACC em oito de maio de 2003.