O prefeito de Campinas, Pedro Serafim assinou na manhã desta terça-feira, 5 de junho, Dia Internacional do Meio Ambiente, o termo para adoção de 53 áreas públicas destinadas a praças em Campinas.
O evento foi realizado na Sala Azul do Paço Municipal e contou com a presença de vários representantes das empresas que tiveram seus projetos de adoção aprovados pelo Departamento de Parques e Jardins (DPJ), da Secretaria de Serviços Públicos.
“O programa de adoção de praças é um ato de cidadania que eu tive a oportunidade de votar na Câmara Municipal. Fico muito contente com o envolvimento setor privado na conservação desses espaços públicos e na preservação da história do município”, disse o prefeito.
Atualmente, a cidade conta com cerca de 2.100 praças urbanizadas, sendo 500 adotadas. As praças Ralph Stéttinger e Perseu Leite de Barros, na Avenida José de Souza Campos (Norte-Sul) e a Praça Jonh Kennedy, na Avenida Nossa Senhora de Fátima, no Jardim Guanabara são alguns exemplos de praças adotadas no município. “Todos os envolvidos nesse processo de adoção merecem meu sincero agradecimento, pois ao mesmo tempo que adotam essas áreas estão promovendo o resgate da dignidade, da cidadania e do orgulho de ser campineiro, sendo um exemplo para a sociedade em geral”, destacou Serafim.
Para o secretário de Serviços Públicos, Valdir Terrazan, essa parceria é fundamental para a manutenção da cidade. “Temos que contar com esse apoio da comunidade para manter a cidade em ordem. São iniciativas como estas que nos motivam a trabalhar cada vez mais em prol do município”, disse.
Terrazan revelou ainda que a Secretaria de Serviços Públicos está fazendo um levantamento de todas as áreas que já foram adotadas e não estão recebendo manutenção adequada por parte dos adotantes. ”Estamos revendo todos os projetos e identificando aqueles que não estão cumprindo com suas obrigações, ou seja, com o que a lei de adoção de praças determina”, explicou o secretário.
De acordo com a representante da LS Locações para Eventos, Lígia Kanawaty, o programa é vantajoso não só para empresas como também para o município. “A partir do momento que nos tornamos responsáveis pela área adotada, atuamos como agente fiscalizadores do local e, com isso, promovemos a segurança, além de manter a área sempre limpa”, afirmou.
O evento contou, ainda, com a presença de técnicos do Departamento de Parques e Jardins e do diretor, Edson Roberto Navarrete, além de vereadores da Câmara Municipal.
Programa de Adoção
Instituído pela Lei Municipal 10.704 de 4 de dezembro de 2000, o programa permite que áreas verdes e destinadas a praças sejam adotadas por empresas, órgãos públicos, entidades e ou comunidades a partir de um projeto de arborização que deve ser protocolado e apresentado ao Departamento de Parques e Jardins (DPJ).
A partir do momento que o projeto é aprovado, os adotantes têm como responsabilidade realizar a manutenção, conservação, recuperação, arborização e iluminação da área. Em troca, o responsável tem o direito de fazer publicidade no local. O tamanho da propaganda depende da dimensão do trecho cuidado.
No momento o departamento avalia 20 novos processos para adoção de áreas públicas destinadas a praças.
Segundo o representante da Associação dos Condomínios Praça Capital, no Jardim Santa Genebra, André Felipe de Araújo Mazzaro, a adoção beneficia a todos. “No nosso caso, estamos beneficiando cerca de 5.500 moradores, que terão uma área toda urbanizada e iluminada”, disse. Segundo o representante da associação, a praça já era adotada informalmente, porém agora a adoção foi oficializada. “Gostaria de parabenizar a atual administração municipal que vem dando cada vez mais atenção às praças e canteiros da cidade”, salientou Mazzaro.
De acordo com diretora do Colégio Illuminare, Aparecida Edméia Frare, o programa vai além das vantagens oferecidas às empresas ou entidades adotantes. “Estamos adotando a praça próxima à escola pois faz parte do nosso projeto de educação ambiental. Trata-se de uma das várias ações de sustentabilidade que realizamos com cerca de 230 alunos do 1° ao 9° ano. Uma vez por mês os alunos se envolvem na manutenção da praça, como o plantio de mudas”, explica.
Veja os locais adotados:
– Rua Querino Bristoti – Jardim Myriam Moreira (praça pública)
– Rua Jesuíno Marcondes Machado – Jardim Flamboyant (canteiro público)
– Avenida Evandro Batista Vieira – Alphaville Extra Muro (praça pública)
– Avenida Jesuíno Marcondes Machado/ Avenida Eng. Carlos Stevenson – Nova Campinas (canteiro público)
– Rua Fernão Lopes/ Rua Jorge Figueiredo Correa – Parque Taquaral (praça pública)
– Avenida Antonio Carlos Couto de Barros/ Rua Rei Salomão – Sousas (praça pública)
– Praça Carmine Campagnone, Rua São Pedro – Cambuí (praça pública)
– Avenida Antonio Carlos Couto de Barros – Sousas (canteiro central)
– Avenida Antonio Carlos Couto de Barros – Sousas (praça pública)
– Rua dos Expedicionários – Centro (praça pública)
– Praça Salim Elias Zakia, Avenida Imperatriz Leopoldina – Vila Nova (praça pública)
– Praça do Coreto, Rua Padre Almeida (praça pública)
– Avenida José Bonifácio/ Rua Pindamonhangaba – Jardim Flamboyant (praça pública)
– Praça Roma Palazzi Brásio, Rua José Margarido Costa – Vila Aurocan (praça pública)
– Rua Antonio Oliveira Valente/ Rua Constantino Soriani – Vila Paraíso (praça pública)
– Praça dos Municípios do Estado de São Paulo, Rua Dom Otávio Chagas de Miranda – Jardim Baronesa (praça pública)
– Rua Engenheiro Carlos Stevenson/ Rua Paquete – Nova Campinas (praça pública)
– Rua Patrocínio do Sapocaí/ Avenida Palestina – Jardim Flamboyant (canteiro central)
– Praça Presidente John Kennedy, Rua Castro Alves/ Avenida Barão de Itapura, Jardim Guanabara (praça pública)
– Avenida José Bonifácio – Jardim Flamboyant (praça pública)
-Praça Hélio João Zigatti, Avenida Marechal Carmona/Avenida Ângelo Simões – Ponte Preta (praça pública)
– Praça 1, Rua Otávio Bierrenbach de Castro – Parque Shangrilá (praça pública)
– Avenida José Bonifácio – Jardim Famboyant (canteiro público)
– Avenida Ângelo Simões – Ponte Preta (canteiro público)
– Praça 2, Rua Hermeto Guilherme – Parque Lucimar (praça pública)
– Praça 2, Rua Renato Marcos Vomeno Funaro – Parque Shangrilá (praça pública)
– Praça Lagoa, Rua Hermeto Guilherme – Parque Lucimar (praça pública)
– Praça Professora Anádia Marques, Rua José Abelardo Barbosa – Parque Shangrilá
– Praça Três, Rua Ferdinando Doné – Parque Lucimar (praça pública)
– Praça Três, Rua Bárbara Heliodora – Parque Vista Alegre
– Rua Jorge de Figueiredo Correa – Taquaral (praça pública)
– Avenida Nossa Senhora de Fátima – Taquaral (Praça Pública)
– Rua Oliveira Cardoso – Castelo (Praça Spencer Wooley Kimbal)
– Avenida Antonio Carlos Couto de Barros – Sousas (canteiro público)
– Praça Yolanda Baroni, Avenida João Batista Morato do Canto – Parque Industrial
– Rua Custódio Teixeira- Vila Georgia (praça pública)
– Rua Antonio dos Santos Carvalhinho – Vila 31 de Março (canteiro central)
– Praça Regina Fidencio Peluci, Rua Alfredo Sizenando Pereira – Parque dos Cisnes
– Avenida Antonio Carlos Couto de Barros – Sousas (praça pública)
– Praça Dr. João Batista Morano, Rua Emílio Ribas – Cambuí Praça Dr. João Batista Morano
– Rua Ministro Armando Belardi – Jardim Novo Mundo (praça pública)
– Praça Parque Temático do Cerrado, Rua Papa São Nicolau I – Conjunto Habitacional Padre Anchieta (praça pública)
– Rua Tenente Moacir Brilhante – Parque Novo Mundo (praça pública)
– Praça Sebastião Rodrigues Filho, Rua Sertanejo – Jardim Itatiaia (praça pública)
– Rua Praia da Enseada – Jardim Itatiaia (praça pública)
– Rua Piraju – Jardim Leonor (praça pública)
– Rua Miguel Penteado – Jardim Guanabara (praça pública)
– Avenida Monte Castelo – Jardim Proença (canteiro central)
– Rua José Martoni – Jardim Aliança (praça pública)
– Praça Capital Avenida José Rocha Bonfim – bairro Center, Santa Genebra
– Praça José A.T. Rua Nogueira, Rua Coronel Silva Teles – Cambuí (praça pública)
– Rua Salles de Oliveira – Vila Industrial (praça pública)
– Praça Mario Pires, Rua Benedito Ferreira Marques – Parque Industrial (praça pública)




