A Secretaria de Segurança Pública de Campinas começou no início do mês, a instalação dos postes, onde serão alojadas as câmeras de alta precisão e leitura de placas, na entrada e saída dos distritos.
De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Campinas, a compra das câmeras já foi efetuada e os postes fixados nos pontos, porém não há previsão de instalação das câmeras, pois dependem de critérios técnicos, como a colocação de cabos, conexão à internet e etc.
O pedido foi feito pelo Conselho de Segurança de Sousas e Joaquim Egídio (CONSEG), em reunião ordinária, realizada toda primeira quinta-feira do mês, no Colégio Tomás Alves.
Após a reunião, a diretoria do Conselho se reuniu com o subprefeito Pedro de Oliveira, vereador Luiz Cirilo (PSDB) e outros representantes de vereadores.
Na ocasião, ficou definido que a emenda impositiva do vereador Cirilo, no valor de R$ 171 mil seria realocada para compra das câmeras. Para complementar o custo do projeto, recursos de deputados estaduais foram utilizados.
Segundo o Secretário de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública, Christiano Biggi, ele está se empenhando para que, se tudo correr conforme o previsto, as câmeras sejam instaladas ainda este mês.
O assunto de segurança pública ganhou força após uma onda de violência que assola todo o país e casos isolados que aconteceram em Sousas, no ano passado.
Pontos de monitoramento nas entradas e saídas dos Distritos é um projeto antigo das diretorias do Conseg que, vem buscando parcerias para fechar o perímetro e rotas de fuga, com isso, garantir a tranquilidade da população.
Os quatros pontos de monitoramento foram apontados pelo presidente do Conseg, Otávio Bortolotto e são essenciais para fechar o cerco contra a ação dos bandidos. “Com a instalação das câmeras de leitura de placas, os moradores podem ficar mais sossegados, pois a Central Integrada de Monitoramento de Campinas (CIMCamp) vai ter o controle total de quem entra e quem sai daqui. Os distritos são locais tranquilos, mas precisamos garantir que essa tranquilidade e trabalhar com as novas tecnologias”, afirma Otávio.
Os pontos que receberam as câmeras são: Rodovia Heitor Penteado, na altura do Grenasa, 1 ponto de 4 faixas; Rua 13 de Maio, na altura do Nova Sousas, 1 ponto com 2 faixas; Avenida Mário Garnero, saída para Pedreira, 1 ponto de 2 faixas; Joaquim Egídio, na CAM-127, 1 ponto de 2 faixas e mais 1 ponto com 4 faixas no novo viário pelo Saint´Anne.
As câmeras são equipadas com tecnologia OCR de monitoramento de alta precisão e leitura de placas.