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sexta-feira, dezembro 26, 2025
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Profissionais do varejo discutem como evitar ruptura no ponto de venda

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Anualmente mais de 18 mil novos produtos chegam ao mercado e outros 12 mil são retirados das gôndolas

 
É por meio da inovação que as empresas vêm registrando constantemente incremento de rentabilidade. Na Nestlé, por exemplo, 21% das inovações foram responsáveis pelo faturamento da companhia em 2009. Na AmBev não é diferente; 80% do crescimento em 2009 é fruto de lançamentos. O equilíbrio entre a chegada de novos itens e a distribuição nas gôndolas foi o ponto principal de discussão hoje (dia 12), no Painel de relacionamento entre fornecedor e supermercado “Gestão do mix de produtos, rupturas e meios de pagamento”, no 26º Congresso de Gestão e Feira Internacional de Negócios em Supermercados, realizado pela APAS – Associação Paulista de Supermercados, em São Paulo.

 O custo-benefício e a medição de resultados são algumas das alternativas apontadas por Marcel Régis da AmBev para um sortimento eficaz de produtos. “Mais itens não significa necessariamente melhor sortimento. Temos que entender como equilibrar as demandas. Mas uma coisa é certa: não podemos deixar de inovar”, diz.

“O consumidor brasileiro quer e merece novas opções de compra. O que devemos fazer é entender o que o consumidor quer comprar em diferentes canais de venda”, completa Westerman Geraldes, da Nestlé. Por outro lado, Aurélio Mialich, da Mialich Supermercados, questionou porque muitos lançamentos estão primeiro na mídia e somente depois no ponto de venda. “Este ‘gap’ acarreta problemas de demanda e estoque, que para nós tem um custo muito alto”, relata.

A retirada de produtos que não desenvolvem um bom desempenho em vendas foi outro ponto colocado em pauta. “É importante reconhecermos quando um produto não vai bem para ajudar a indústria a redefinir processos e metas”, analisa Manoel Araújo, do Carrefour.

Com relação aos meios de pagamento, Ivo Veitas, da Itaucard, pontuou o grande desafio conjunto das instituições financeiras e dos varejistas: conhecer o cliente que tem condições de crédito, construir uma relação duradoura com ele, assim como entender aquele que não o tem.

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