Secretaria de Saúde de Campinas (SP) confirmou, nesta quarta-feira (14), que mantém a vacinação contra os vírus da gripe A e B para toda a população da cidade até o dia 23 de junho. Até esta manhã, 79,8% das pessoas do público-alvo da campanha nacional receberam a vacina no município. Todos os 63 centros de saúde disponibilizam as doses.
O estado de SP já havia informado sobre a prorrogação da campanha, na última segunda-feira (12), mas não estendeu a imunização para todos os paulistas.
De acordo com a Prefeitura de Campinas, 203 mil doses foram aplicadas nas pessoas dos grupos prioritários, que devem receber a vacina, até a manhã desta quarta. São elas: bebês acima de 6 meses de idade, crianças até 5 anos incompletos, idosos, gestantes, mulheres que fizeram parto há menos de 45 dias, professores e profissionais da saúde. No total, a meta é vacinar 322.642 desses grupos.
Outras 56,7 mil pessoas portadoras de comorbidades, como doenças crônicas, já foram vacinadas na cidade. A Prefeitura não informou quantas se vacinaram espontaneamente desde que a imunização foi aberta a toda a população.
Tipos de gripe
Além de imunizar a população contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, as doses protegem a população contra os vírus A/Hong Kong (H3N2) e B/Brisbane.
No estado
O balanço preliminar, baseado nos dados informados pelos municípios paulistas, aponta que o Estado vacinou cerca de 10 milhões de pessoas.
A Secretaria mantém o alerta para que gestantes compareçam aos postos de vacinação, pois a cobertura desse grupo atingiu apenas 56% até o momento. O segundo grupo com menor cobertura é de crianças, com apenas 58,8% do público imunizado. Entre as mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias, a cobertura é de 85%; em idosos, de 86,8%.