Em sua apresentação contará como entrou no mundo da música, seu início aos 7 anos de idade no terreiro de umbanda, sua trajetória com o Som Imaginário, os 26 anos com Milton Nascimento, 42 anos com João Donato , Gal Costa , turnê com Gilberto Gil no disco Refavela e sua vida no Jazz com Wayne Shoter, Paul Horn, George Duke, Egberto Gismonti, Airto Moreira, Flora Purin, Raul de Souza, Dori Caymmi, Calt Tjader, Sarah Vaughn, João Bosco, Toninho Horta, Nana Caymmi, Chico Buarque, dentre outros tantos.
Não há controvérsias sobre a notoriedade de Robertinho Silva com um dos artistas brasileiros mais significativos das últimas décadas. Sua arte é tocar bateria e percussão. Carioca e autodidata descobriu a potencialidade da bateria ainda menino e teve influência dos principais bateristas do Samba Bossa Nova, como Edson Machado, Milton Banana, Dom Um Romão e dos bateristas de Jazz Estadunidenses, Art Blakey, Philly Jo Jones, Elvin Jones, Tony Willians e Max Roach. Destacou-se com o grupo Som Imaginário junto de Wagner Tiso e Luiz Alves. Desde o início de sua carreira, no final dos anos 60 até hoje, participa de gravações e concertos com grandes nomes da música nacional e internacional.
Sua carreira inclui, inúmeras gravações em estúdio, e uma longa história de apresentações ao lado de Milton Nascimento, com quem trabalhou por 26 anos. Mais recentemente com Lisa Ono, Guilherme Vergueiro, Wanda Sá, Mônica Salmaso, o saxofonista Bud Shank e o guitarrista George Benson. Responsável por um dos mais belos registros instrumentais de Aquarela do Brasil, com arranjos e execuções simplesmente primorosos. Robertinho Silva é um carioca de Realengo internacionalmente reconhecido e rodado mundialmente com shows e festivais de prestígio, encantando com sorriso de orelha a orelha, e sua diversidade percussiva. Além de tocar em e encantar em grandes performances ao vivo com grandes personalidades nacionais e estrangeiras, gravou em estúdios no Brasil e no interior. Com o grupo Som Imaginário, atuou com colegas músicos da qualidade como Wagner Tiso, Luiz Alves, Zé Rodrix, Fredera e Tavito, na primeira formação.
Estudioso da polirritmia e atraído por todo fantástico universo de ritmos e timbres nacionais e regionais, e com implicação folclórica, Robertinho Silva desenvolveu nos últimos anos, com a valiosa colaboração do também percussionista Carlos Negreiros, uma atividade de alta relevância, pois fez desse apelo cultural um fator agregador e de transformação social para jovens de comunidades carentes da zona portuária – e adjacências – do Rio de Janeiro. Um importante passo dado na carreira foi a criação da “Orquestra de Percussão Robertinho Silva”, de capacitação social e profissional de rapazes e moças, amplificado no Espaço Musical Robertinho Silva, em Laranjeiras, também voltado para o aprendizado de outros instrumentos, tais como sax, flauta, baixo, piano (teclado), além de percuterapia, percussão corporal e musicalização infantil, visando à descoberta de novos valores na música e atendendo a educandos de todas as idades. Tal espaço musical é o coroamento da longa atividade didática de Robertinho, iniciada por acaso, em 1980, em um quartinho de uma casa pré-fabricada na Barra da Tijuca, para a qual então se mudara.
O cômodo seria utilizado por ele para estudo e prática pessoal de bateria, mas, por causa de um boato logo espalhado, viu-se surpreendido por interessados em tê-lo como professor, atraídos pela falsa notícia de que ele criara uma escola do ramo inclusive com a chegada até mesmo de estrangeiros entre os novos alunos. No entanto, Robertinho, malgrado o mal-entendido, teve lá os seus primeiros alunos, embora escola de fato, com alguma estrutura para tal finalidade, só se viabilizasse, oito anos depois, em outro endereço, no Recreio dos Bandeirantes, onde estabeleceu morada. Participou de grandes festivais como New Port, Berlim, Free Jazz Festival, JVC New York, Montreaux, Midem e muitos outros.
Robertinho Silva participa de inúmeros concertos, ministra cursos, oficinas, seminários e workshops sobre ritmos brasileiros para todo Brasil e exterior. Também realiza trabalhos com “A Família Silva” composta por ele e seus filhos Ronaldo, Vanderlei, Pablo e Thiago. Além de desenvolver projetos com companhias de dança e teatro.
Em 2013 lançou seu livro – Se Minha Bateria Falasse – onde fala da sua trajetória de vida e na música popular brasileira e do encontro com artistas nacionais e internacionais.
Link relacionado
ROBERTINHO SILVA & FAMILIA (Silva s na Lapa)
Com Jon Anderson – Owner Of A Lonely Heart
com Milton Nascimento – Live Under the Sky (1991)
Com Milton Nascimento – Festival International de Jazz de Montréal
Serviço
Robertinho Silva
18 de maio de 2024 – Sábado ás 20h
Rabeca Cultural
Av. Dona Maria Franco Salgado, 250, Sousas, Campinas
Preço único R$ 40,00.
Garanta o seu ingresso antecipadamente até às 17h do dia 18 de maio, sábado, apenas pelo whatsapp 19 997206186.
Crianças de até 12 anos pagam meia entrada.
Não devolvemos valor do ingresso
Certifique-se da chave de pix e de que haja ingressos antes de comprar
Serviço de bar da Rabeca Cultural
Aceitamos cartões de débito
Mais informações pelo Whatsapp 19 997206186