O prestígio dos brasileiros no futebol italiano parece estar em baixa, especialmente de dois jogadores da seleção nacional. Nesta segunda-feira, a emissora de televisão Rai divulgou os dez indicados ao “prêmio” de pior jogador do ano no país. Entre os escolhidos, o país pentacampeão mundial possui cinco: Felipe Melo (Fiorentina e Juventus) e Júlio Batista (Roma), ambos da equipe de Dunga, Ronaldinho e Dida (Milan), além de Mancini (Inter de Milão).
O último vencedor da “honraria” acabou sendo o português Ricardo Quaresma (Inter), que concorre ao bicampeonato nesta temporada. Em 2006 e 2007, o vencedor foi o atacante Adriano, último brasileiro a “levantar o troféu” e atualmente artilheiro do Campeonato Brasileiro com a camisa do Flamengo.
Somado a Quaresma e os brasileiros, o argentino Juan Pablo Carrizo (Lazio), o holandês Klaas-Jan Huntelaar (Milan), o dinamarquês Christian Poulsen e o português Tiago (Juventus) também concorrerão ao Bidone D’Oro, ou Perna-de-pau de ouro. A entrega da premiação será no dia 13 de dezembro.
Últimos vencedores do Bidone D”Oro:
2003: Rivaldo (BRA) – Milan
2004: Nicola Legrottalie (ITA) – Juventus
2005: Christian Vieri (ITA) – Internazionale e Milan
2006: Adriano (BRA) – Inter
2007: Adriano (BRA) – Inter
2008: Ricardo Quaresma (POR) – Inter