A instalação de um novo retorno que contemplem os moradores do loteamento do Caminho de San Conrado está em discussão entre os técnicos da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) e a Associação do condomínio. Profissionais da área de planejamento e projetos já iniciaram as tratativas com o condomínio e aguardam a formação de uma comissão de moradores para a execução de um projeto viário do acesso sentido-centro para a avenida Isaura Roque Quércia, a avenida Mackenzie, próximo à Portaria 2 do loteamento.
Como a Emdec argumenta que não há condições técnicas de construção de um retorno bem de fronte a portaria 2, uma nova rota pode ser erguida nas proximidades. Quando o projeto for esboçado ele deve ser apresentado a Emdec e a Secretaria Municipal de Infraestrutura. Depois da aprovação formal de ambos, seguirá par o aval da Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável para a sua construção.
Antes disso, a mudança na rotatória já havia sido discutida inclusive durante encontros da Conseg de Sousas (Conselho de Segurança) com a comunidade e com a participação de representantes da Emdec. A análise de uma mudança do traçado do retorno é uma discussão antiga e surgiu com a inauguração da avenida Mackenzie.
Rotatória extensa
Hoje, os motoristas que deixam o San Conrado, pela portaria 2, são obrigados a contornar uma grande rotatória para acessar a avenida. Alguns mais afoitos chegam a entrar pela contramão, imaginando ganhar tempo, e pondo em risco de acidentes com colisão.
A presidente da Associação dos Moradores do Loteamento San Conrado, Maria de Fátima Rodrigues França disse que está aberta as tratativas pois o objetivo é chegar a um consenso quanto a construção de um retorno mais curto para os motoristas. Ela ressalta que novos loteamentos estão chegando e o movimento de veículos deve se intensificar ainda mais nos próximos meses, o que justifica a melhoria naquele viário.
“A Emdec informou que deve dar as diretrizes para ser seguidas no viário do San Conrado “, disse Maria de Fátima. Ela disse que está em contato com a Emdec que enviou técnicos para fazer novos levantamentos no local. “Nós vamos acompanhar e vamos estudar uma proposta de projeto para a Emdec”, salientou.
Trânsito na região
Não há, por hora, novos projetos de engenharia de tráfego como mudança de circulação, estacionamento e sinalização a ser implantada no viário dos distritos de Sousas e Joaquim Egídio. De acordo com a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), apesar da malha viária das localidades serem limitadas, a Emdec já implementou todos os projetos possíveis com o objetivo de melhor as condições de tráfego.
A mais recente mudança no viário em Sousas e Joaquim Egídio foi a nova ligação implantada entre Avenida Isaura Roque Quércia(Avenida Mackenzie) e Avenida Mário Garnero / Rua João Carlos Macarini. Esse trecho permite acesso aos distritos pelos moradores dos residenciais localizados junto à Isaura Roque Quércia, entrando na João Carlos Macarini na rotatória.
Também é possível seguir no sentido Pedreira, entrando na Mário Garnero na mesma rotatória. Os motoristas em geral têm a opção de utilizar a Isaura Roque Quércia e essa nova ligação para circular melhor entre Campinas e Pedreira, sem precisar passar por dentro de Sousas.
Outra intervenção ocorreu em novembro de 2016, com as alterações no cruzamento da Rua Dr. Antonio Carlos Couto de Barros com a Rua Atílio Focesi. A abertura do canteiro central, com instalação de semáforos, facilitou o acesso aos bairros, segundo a Emdec. A Avenida Antônio Carlos Couto de Barros também recebeu um semáforo pra pedestre junto ao hipermercado Pão de Açúcar no ano passado o que permitiu maior segurança ao pedestre e folego para quem sai do hipermercado e quer fazer a rotatória.
Por causa dessas mudanças e os novos acessos aos distritos o registro de movimentação de veículos não registrou grandes alterações. Em 2017, aproximadamente 13,7 mil veículos passaram diariamente pela Antônio Carlos Couto de Barros no sentido Sousas e Joaquim Egídio. Os dados são do mês de junho, o mais movimentado do ano.
Já na Avenida Dr. Heitor Penteado foram perto de 15,1 mil no sentido a Sousas e 16,3 mil no sentido o centro de Campinas conforme dados do mês de maio deste ano, o período mais movimentado na via.
Segundo a Emdec, as contagens foram obtidas a partir de dois equipamentos de fiscalização eletrônica (radares eletrônicos de controle de velocidade) instalados nas duas vias: uma no número 2.141 da Couto de Barros e o outro defronte ao 2.051 da Heitor Penteado.
Em 2016, considerando todo o ano, o volume diário médio da Antônio Carlos Couto de Barros no sentido Sousas foi de aproximadamente 13,5 mil veículos.
Na Rodovia Dr. Heitor Penteado no sentido Sousas foi de aproximadamente 14,3 mil veículos.