A atual administração do San Conrado realizou na região do loteamento um levantamento topográfico planialtimétrico, que consiste em um documento que descreve um terreno ou toda uma região com exatidão e detalhes. O levantamento visa determinar as coordenadas de pontos da superfície do terreno, onde são anotadas as medidas planas, ângulos, diferenças de níveis, malha viária, etc.
O presidente do San Conrado, Miguel Villela, explica que as vantagens de se obter um levantamento topográfico planialtimétrico cadastral, como executado no San Conrado, é saber em detalhes toda a composição espacial da área, ou seja, localização precisa em milésimo de milímetros de todos os detalhes que compõem a geografia do local, como exemplo, a localização de postes, guias, sarjetas, árvores, etc. “Sabendo os detalhes, poderemos traçar diretrizes para um melhor aproveitamento de recursos, avaliações de engenharia e traçar estratégias”, afirmou.
O levantamento pode ser utilizado em projeto da rede de esgoto sanitário, taxonomia (classificação dos seres vivos), localização e estudos da composição vegetal de praças e arborização de passeios públicos, localização de câmeras de monitoramento e serviços, posicionamento das infraestruturas de serviços, cadastramento de lotes quanto à geografia local e identificação de pontos problemáticos. Além disso, Miguel Villela afirma que às vezes estes benefícios proporcionados pelo levantamento não são visíveis, mas que serão importantes para os moradores. “Com relação a um futuro próximo, os trabalhos que foram executados certamente trarão resultados relevantes para a comunidade”, afirmou.
Por Mariana Dorigatti