A Secretaria de Estado da Saúde alerta que hoje é o último dia para os portadores de doenças crônicas até 60 anos de imunizarem
Aproximadamente 11,6 milhões de paulistas já procuraram os postos de saúde para se imunizar contra a gripe A. É o que mostra levantamento até 6 de maio realizado pela Secretaria de Estado da Saúde. E na próxima segunda-feira, cerca de 6,7 milhões pessoas entre 30 e 39 anos podem procurar os postos de vacinação para serem imunizados contra a gripe A.
Entre os grupos prioritários, os idosos portadores de doença crônica foram o que mais facilmente aderiram à campanha. Em uma semana, atingiram a meta de vacinação para o grupo, ultrapassando a marca de 1 milhão de imunizados.
Hoje, sexta-feira, 7 de maio, é o último dia de vacinação para os portadores de doenças crônicas até 60 anos. Mais de 2,6 milhões de pessoas deste grupo já se vacinaram. Entre as crianças de seis meses a um ano e 11 meses de idade os vacinados já chegam aos 958 mil. Mais de 375 mil gestantes e 728 mil profissionais da saúde também já foram imunizados.
As gestantes, crianças de seis meses a um ano e 11 meses e pessoas de 20 a 29 anos podem continuar procurando os postos de saúde para serem imunizados nas próximas semanas.
As crianças de seis meses a um ano e 11 meses de idade e aquelas portadoras de doenças crônicas com idade até oito anos precisam retornar aos postos de saúde para a tomarem a segunda dose e ficarem completamente imunizadas.
“Os paulistas estão conscientes da importância da vacina e têm comparecido aos postos de vacinação. Mas é importante ressaltar que quem ainda não foi imunizado deve procurar uma unidade de saúde para ficar protegido contra a gripe A neste ano”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.
A campanha segue orientações da Organização Mundial da Saúde. A vacina é segura e eficaz. A única contra-indicação é para quem tem alergia a ovo de galinha.
Ainda como parte do calendário da Campanha de Vacinação contra a Gripe, a secretaria realiza neste sábado e segue até 21 de maio a vacinação contra a gripe sazonal para idosos. Em todo o Estado, 7.557 postos fixos e volantes estarão abertos para receber pessoas com mais de 60 anos. Serão 4.153 unidades de saúde e outros 3.404 postos volantes distribuídos em locais de grande circulação de pessoas.
Doenças crônicas contempladas na campanha de vacinação:
1 – Doença Respiratória Crônica (ex. Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, Asma Grave)
2 – Doença Cardíaca crônica com repercussão clínica e/ou hemodinâmica (ex.
Cardiopatias congênitas, Insuficiência cardíaca, pacientes com seqüelas por Febre reumatóide)
3 – Doença Cerebrovascular (ex. Acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico, com alterações permanentes)
4 – Doença Neurológica (ex. Paralisia cerebral, distrofia muscular)
5 – Doença Hepática crônica (ex. cirrose, hepatite crônica com alteração da função hepática, hepatite crônica em tratamento antiviral)
6 – Doença Renal Crônica (ex. Paciente com insuficiência renal crônica em diálise)
7 – Doença metabólica (ex. diabetes em uso de medicamentos, obesidade grau III – antiga obesidade mórbida)
8 – Doença Hematológica (ex. anemia falciforme)
9 – Imunodeficiências (ex. HIV/Aids, Câncer)
10 – Outras condições (ex. Síndrome de Down)




