Atividades incluem exibições do Festival Mix Brasil de cinema e vídeo da diversidade cultural
A assembleia geral da ONU instituiu o dia 21 de maio como o Dia Mundial da Diversidade Cultural, com o objetivo de promover o reconhecimento, o respeito, o diálogo e o desenvolvimento entre os povos. Para celebrar a data, do dia 14 ao dia 28 de maio, o Sesc Campinas realizará uma programação que propõe a reflexão sobre a Diversidade Sexual. Através de encontros, ações educativas e apresentações artísticas, o Sesc busca alcançar a interação entre os grupos, o reconhecimento das diferenças, a valorização de identidades e o exercício constante ao respeito mútuo.
Entre os encontros que serão realizados, estão os bate-papos. Os temas discutidos serão: o respeito às diferenças e o reconhecimento do “outro”; a internet como ferramenta de reivindicação e mobilização de minorias sociais; gênero e sexualidade (bate-papo intergeracional); e ainda um encontro para discutir com familiares e educadores a temática educacional em relação gênero e sexualidade entre crianças e adolescentes.
Além dos encontros, ações educativas como “Que Corpo é Esse?” une a vivência sensorial nos módulos da Exposição Energia com a exibição de dois curtas. Outros curtas e um longa serão exibidos, incluindo curtas do Festival Mix Brasil de cinema e vídeo da diversidade sexual seguido de um bate-papo com os diretores e organizadores do festival.
A apresentação artística fica por conta de Daniel Peixoto & Os Héteros Cearenses. O cantor, natural de Crato, Ceará, é ex-modelo e deslanchou sua carreira de cantor ganhando destaque e reconhecimento mundial com o projeto Montage, uma banda de electro rock hoje já extinta. No mês de maio Daniel Peixoto lança mundialmente seu novo CD “Don’t Give Up” e dá início a sua segunda turnê latina. As atividades e apresentações do especial Dia Mundial da Diversidade Cultural são todas gratuitas.
Cultura Digital
Música
Daniel Peixoto & Os Héteros Cearenses
Daniel Peixoto, com suas letras e performances provocantes, é uma importante referência da música eletrônica brasileira. Cearense do Crato, o cantor e ex-modelo, começou a chamar atenção com o projeto Montage. Neste mês lança mundialmente “Don´t Give Up”, CD com 9 faixas, e sai para sua segunda turnê latina.
Dia 19. Domingo, 16h30. Teatro Sesc. Grátis. 18 anos. Ingressos na Central de Atendimento a partir do dia 1º
Construindo Saberes
Discutindo gênero e sexualidade entre as crianças e adolescentes
Este encontro tem como objetivo discutir e compartilhar com mães, pais, familiares, educadores, pesquisadores, reflexões relativas à temática educacional. Em maio, teremos como temática “Esse é de menino, esse é de menina: discutindo gênero e sexualidade entre as crianças e adolescentes”. A convidada é Fernanda Roveri, pedagoga, autora do livro “Barbie na Educação de meninas: do rosa ao choque”.
Dia 24. Sexta, às 19h às 21h. Sala de Múltiplo Uso Livre. Grátis.
Vivência
Que corpo é esse?
Vivência sensorial aos módulos da Exposição Energia onde os participantes podem explorar as sensações e sentidos, como o tato, olfato e audição. A vivência é acompanhada da exibição dos curtas “Paola” (18 min) e “Os sapatos de Aristeu” (17 min).
Dia 25. Sábado, 15h. Sala de Atividades 6. Grátis. 16 anos.
Festival Mix de Cultura da Diversidade Circulação de longas e curtas metragens que tratam da temática LGBT.
Exibição de curtas seguida de bate-papo com os diretores organizadores do Festival.
“Desvelo” (BA, 2012, dir. Clarissa Rebouças), “Vestido de Laerte” (SP, 2012, dir. Pedro Marques e Claudia Priscila), “Três vezes por semana” (RS, 2011, dir. Cris Reque), “Quando a noite acaba em silêncio” (SP, 2011, dir. Hebert Bianchi), “A inevitável história de Letícia Diniz” (RJ, 2012, dir. Marcelo Pedreira), “Gaydar” (RJ, 2012, dir. Felipe Cabral).
Dia 21. Terça, 19h. Teatro Sesc 14 anos Grátis. Retirada de ingressos na Central de Atendimento.
Exibição do longa “Mia” (Argentina, 2012, dir. Javier Van de Couter)
Ale é uma travesti vivendo em uma pequena comunidade de gays e transexuais na favela de Buenos Aires. Eles são ‘catadores’, párias da sociedade, que sobrevivem através da coleta e reciclagem de lixo nas ruas. Um dia, Ale se depara com o diário pessoal.
Dia 28. Terça, 19h. Teatro Sesc 14 anos. Grátis. Retirada de ingressos na Central de Atendimento.




