Foto: Carlos Bassan/PMC
A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC) realizou um café da manhã para empresários e jornalistas nesta quarta-feira, 10 de dezembro, às 8h, no Royal Palm Plaza Resort – apoiador da OSMC. O maestro titular da Sinfônica, Victor Hugo Toro, vai apresentar um balanço do momento atual da Sinfônica de Campinas, as perspectivas para a Temporada 2015 e a importância do incentivo da iniciativa privada.
A temporada do próximo ano da Sinfônica Municipal de Campinas terá início em março de 2015. Para viabilizar as apresentações, a Orquestra dá início à captação de recursos por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
As temporadas anuais da OSMC são compostas por concertos oficiais, concertos didáticos, eventos especiais e concertos populares. De acordo com Victor Hugo Toro, a parceria com empresas valoriza e coloca a Orquestra em um novo patamar, porque permite manter as temporadas com convidados internacionais.
Dos concertos oficiais, 14 programas serão apresentados aos sábados e domingos, com grandes peças do repertório nacional e internacional, importantes maestros e solistas convidados. O repertório trará obras de um compositor campineiro, cujo nome ainda não foi definido, e a sinfonia n° 2 de Gustav Mahler, sob regência do maestro titular Victor Hugo Toro.
A abertura da temporada 2015 será nos dias 13, 14 e 15 de março. Nos dias 13 e 14, as apresentações serão no Castro Mendes e, no dia 15, em local aberto. A ocasião também é mais uma oportunidade de destacar os 85 anos de existência da Orquestra Sinfônica, completados neste ano.
Documentos que comprovam o início da fundação da Sinfônica vieram à tona recentemente e foram entregues, para recuperação, ao Centro de Memória da Unicamp. Os dados indicam que a Sinfônica de Campinas é uma das primeiras do País e já tinha apoio da Prefeitura naquela época.
Uma das mais dinâmicas orquestras do País, a Sinfônica de Campinas é mantida pela Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. A temporada oficial de concertos conta com patrocínio de Lei de Incentivo à Cultura. Por meio dessa parceria público-privada, a Orquestra realiza concertos ao longo do ano e traz convidados internacionais.