A Biblioteca Pública de Sousas “Guilherme de Almeida” fechou as portas no dia 10 de dezembro com a promessa não realizada, que abriria em novo local, no início do mês de fevereiro de 2017, após o recesso das férias.
Segundo informação extraoficial, a biblioteca retornaria para seu antigo endereço, porque aguardava renegociação com o proprietário do imóvel. Passados três meses a biblioteca continua sem endereço. Segundo a Secretaria de Cultura, ainda não há um local para reabertura da biblioteca, pois estão em fase de negociação com outro imóvel.

A Secretaria afirma, que vem se empenhando ao máximo para conseguir um novo endereço, mas a previsão se estende para o mês de março. Aproximadamente 17 mil exemplares foram deslocados e armazenados, em um local não informado da Prefeitura de Campinas.
Histórico
A biblioteca foi criada em 21 agosto de 1963, pela Lei Municipal 2876, na gestão do Prefeito Municipal Miguel Vicente Cury e inaugurada em 14 de novembro de 1966, numa sala da subprefeitura de Sousas pelo Prefeito Municipal Rui Hellmeister Novais. Teve como primeira bibliotecária Zuleika de Godoy Gomes.
Acervo
Aproximadamente 17 mil volumes (estudo, literatura geral, literatura infanto-juvenil e obras de referência), compõe o acervo da Biblioteca. O local também possui uma hemeroteca com 185 pastas contendo assuntos sobre Sousas, Joaquim Egídio e Campinas.
Além do acervo, a Biblioteca mantém um arquivo de 5 jornais locais, 35 títulos de revista e
162 pastas de álbuns de fotografias antigas da história de Sousas.




