20.9 C
Campinas
terça-feira, dezembro 3, 2024

Trecho do Corredor BRT Ouro Verde terá videomonitoramento da faixa exclusiva

Data:

Como forma de coibir o uso indevido da faixa exclusiva para o transporte público coletivo, a partir de 2 de dezembro, próxima segunda-feira, trecho do Corredor BRT (Bus Rapid Transit – Ônibus de Trânsito Rápido) Ouro Verde terá videomonitoramento, em tempo real, à distância. A medida, adotada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), é mais uma forma de evitar que outros veículos utilizem o espaço, que é exclusivo para os ônibus. A fiscalização também já ocorre por agentes da Mobilidade Urbana em campo.

Esse é o primeiro trecho de Corredor BRT que terá videomonitoramento. A câmera, com raio de visão de 360 graus, está posicionada no conjunto semafórico do cruzamento da avenida das Amoreiras com as vias Laranjal Paulista, no sentido centro–bairro; e Dom Joaquim Mamede da Silva Leite, no sentido bairro–centro. O local, que fica na região do Jardim do Lago, está em frente à base do Corpo de Bombeiros (Cobom) e próximo à Estação BRT Anhanguera.

Operação

A operação da câmera será feita pelos operadores da Central de Monitoramento de Operações da Emdec. A câmera flagra a infração e registra um “print”, uma impressão da imagem. Dessa forma, é elaborado o auto de infração.

De acordo com o artigo 184 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar indevidamente nas faixas exclusivas de ônibus é infração de trânsito gravíssima, que gera sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A multa é no valor de R$ 293,47. Já as faixas preferenciais podem ser utilizadas por outros veículos, desde que respeitem a preferência do transporte público coletivo de passageiros.

A fiscalização da circulação nas faixas exclusivas é feita pelos agentes da mobilidade urbana e a proibição é devidamente regulamentada pelas placas de sinalização. Para minimizar as situações de desrespeito, a Emdec também realiza uma operação de dissuasão, mantendo agentes diariamente, nos horários de pico, nos principais corredores. A presença dos agentes tem o intuito de desestimular a circulação nas faixas exclusivas.

Neste ano (2024), entre janeiro e outubro, a Emdec registrou 5,3 mil autuações pelo uso indevido das faixas exclusivas de ônibus.

Faixas exclusivas

Como forma de ampliar o desempenho do transporte público coletivo, Campinas tem faixas exclusivas para os ônibus. Nos corredores do BRT são de uso permanente e exclusivo das linhas BRT10, BRT11, BRT12, BRT20, BRT21, BRT25 e BRT26. Elas estão nos eixos das avenidas John Boyd Dunlop (Corredor Campo Grande); e Amoreiras, Ruy Rodriguez e Camucim (Corredor Ouro Verde). O Corredor Perimetral, na maior parte, já é totalmente segregado.

Nos outros locais, as faixas exclusivas funcionam das 6h às 8h e das 16h às 19h, de segunda a sexta-feira. Ou seja, a circulação exclusiva para o transporte público coletivo é preservada nos horários de pico, quando a circulação dos ônibus é maior.

Contam com faixas exclusivas para circulação de ônibus as vias Lix da Cunha; Francisco Glicério; Dr. Campos Sales; Corredor Central (Dr. Moraes Salles, Irmã Serafina, Anchieta, Orosimbo Maia e Senador Saraiva); Benjamin Constant; Andrade Neves; José Paulino; General Osório; Carolina Florence; Buarque de Macedo; Saudade; Abolição; e Júlio de Mesquita. A sinalização viária nos locais indica o horário de funcionamento das faixas.

Videomonitoramento

A fiscalização de trânsito com o auxílio de câmeras, o chamado videomonitoramento, teve início, em Campinas, em meados de 2017. Ela foi precedida por um período de noventa dias de operação piloto e intensa divulgação.

A fiscalização remota está embasada nas Resoluções nº 471, de 18 de dezembro de 2013, e nº 532, de 17 de junho de 2015. Ambas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran); em consonância com o Artigo 280 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Nos locais em que ocorre o videomonitoramento há placa indicando a presença da câmera. As placas de alerta para os motoristas contêm a inscrição: “Fiscalização de trânsito por câmeras de monitoramento”.

Atualmente, a Emdec utiliza em torno de 10 câmeras para o videomonitoramento, na região central do município. As fiscalizações mais comuns são por conversão proibida; parada sobre a faixa de pedestres e de retenção; estacionamento irregular; e transposição indevida de faixa.

Neste ano (2024), entre janeiro até outubro, foram registradas 4,3 mil autuações pelo videomonitoramento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Corredor BRT Ouro Verde ganha videomonitoramento de faixa exclusiva

A partir desta segunda-feira, dia 2 de dezembro, a...

Covid-19: Campinas aguarda envio de nova remessa de vacinas pelo Estado

Campinas aguarda o envio de nova remessa de vacinas...

Trecho da rua Vieira Bueno tem bloqueio nos dias 4 e 5 de dezembro, das 7h às 19h, no Cambuí

Haverá a montagem de grua entre as ruas Santa...

Saúde começa a usar inteligência artificial para ampliar cobertura vacinal contra dengue

Campinas registra 9,1 mil crianças e adolescentes de 10...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363