Ministro afirmou que presidente fez campanha por Dilma no Rio
O ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Joelson Dias determinou nesta quinta-feira a aplicação de multa de R$ 5 mil ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva por propaganda eleitoral antecipada. Segundo o tribunal, a decisão só será levada ao plenário se houver recurso.
Dias acolheu a representação do PSDB contra Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra Dilma Rousseff, pré-candidata do Partido dos Trabalhadores (PT) ao Planalto. A ministra não recebeu punição.
Segundo o ministro do TSE, o presidente Lula cometeu irregularidades durante inaugurações de obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) em Mangarinhos e no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro.
Joelson Dias afirmou que Lula teria interagido com a população que gritava o nome da ministra. Para o ministro, não há provas que Dilma teve interferência no episódio.
A defesa do presidente negou qualquer intenção de promover a ministra e pré-candidata do PT, e que as declarações no evento tinham o objeto de informar à população sobre as realizações do Governo Federal.