
“Valores e valorização da escola”. Este é o tema do primeiro Encontro Mensal de 2015 que a Fundação FEAC, por meio do Compromisso Campinas pela Educação (CCE), realiza no dia 26 de março, quinta-feira, às 19h, em sua sede (Rua Odila Santos de Souza Camargo, 34, Jardim Brandina – Campinas/SP).
Na ocasião, o conferencista será o professor titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – USP, Prof. Dr. Nilson José Machado, que falará sobre cultura e educação; valores na escola; escola e família; organização da escola; e valorização da escola. O tema da conferência está alinhado à bandeira do CCE para 2015, que é “Valorização da Escola”, definido por meio de consulta pública realizada durante a 5ª Semana da Educação de Campinas, em novembro de 2014.
O evento é gratuito e aberto ao público. A entrada será por ordem de chegada e as vagas são limitadas. Os certificados de participação serão posteriormente providenciados pela Fundação FEAC a quem registrar interesse.
Escola e cidadania
Para o professor Nilson Machado, o papel da escola é central em qualquer sociedade. “A escola é um espaço fundamental para a construção da cidadania, entendida como a articulação entre os interesses pessoais e coletivos”. Na opinião do educador, valorizar a escola seria, então, valorizar tal articulação. “A própria vigência da democracia pressupõe uma educação de qualidade na escola básica”, adverte.
A escola é um dos agentes na construção da cidadania e da pessoalidade, em conjunto com a família e outras instituições e organizações sociais, lembra o professor e escritor. “Mas o papel da escola é institucionalmente decisivo. Particularmente importante é a complementaridade nos papéis da família e da escola”, assinala.
Sobre o conferencista
Nilson José Machado leciona na USP desde 1972, inicialmente no Instituto de Matemática e Estatística, e posteriormente, a partir de 1984, na Faculdade de Educação. É graduado em Matemática pela Universidade de São Paulo, mestre em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1981), doutor em Filosofia da Educação pela Universidade de São Paulo (1989) e livre-docente na área de Epistemologia e Didática, na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (1994).
No biênio 1993-1994, foi professor visitante no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, no Programa Educação para a Cidadania. Atualmente é professor titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, tendo chefiado o Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada ao longo de quatro mandatos.
Suas principais publicações estão nas interfaces entre a Matemática e a Linguagem, a Epistemologia e a Didática, e Ética e Educação. Nilson Machado publicou ainda vários livros para crianças a partir de cinco anos e, semanalmente, publica microensaios em seu site pessoal: www.nilsonjosemachado.net
Serviço:
1º Encontro Mensal do CCE 2015
Tema: “Valores e valorização da escola”
Data: 26 de março, quinta-feira
Horário: 19h
Local: Auditório da Fundação FEAC – Rua Odila Santos de Souza Camargo, 34 – Jd. Brandina – Campinas/SP
Evento gratuito e aberto ao público. Entrada por ordem de chegada. Vagas limitadas.
Informações: (19) 3794 3512 ou www.compromissocampinas.org.br




